Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável

Prefácio
Há um reconhecimento generalizado de que hoje a proteção do ambiente deve estar entre os prioridades de cada negócio.
Em 1987 seu marco relatório, "Nosso Futuro Comum", a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), ressaltou a importância de proteção do ambiente na busca do desenvolvimentosustentável.
Para ajudar as empresas em todo o mundo a melhorar seu desempenho ambiental, a Câmara de Comércio Internacional criou esta Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento.
É composto por dezesseis princípios de gestão ambiental que, por negócio, é um importante aspecto vital do desenvolvimento sustentável.
Esta Carta auxilia as empresas no cumprimento deseu compromisso com meio ambiente administração de uma forma global, em conformidade com as diretrizes nacionais e internacionais e normas de gestão ambiental.
Foi lançada oficialmente em abril de 1991, Indústria Segunda Conferência Mundial sobre Gestão Ambiental em Rotterdam, e continua a ser amplamente aplicada e reconhecida em todo o mundo.


Introdução
O desenvolvimentosustentável envolve a satisfação das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades. Econômico crescimento proporciona as condições em que a proteção do ambiente pode ser melhor alcançados, bem como a proteção do ambiente, em equilíbrio com outros objetivos humanos, é necessário para alcançar um crescimento que seja sustentável.
Porsua vez, versátil, dinâmico e rentável as empresas são obrigadas a responder a força motriz para o desenvolvimento econômico sustentável e para o fornecimento de gestão, técnico e recursos financeiros para contribuir para a resolução das questões ambientais desafios.
As economias de mercado, caracterizado por iniciativas empresariais, são essenciais para alcançar este objetivo.
Negócios assimpartilha da opinião de que deve haver um objetivo comum, e não um conflito, entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, tanto agora como para o futuro gerações.
Tornar o trabalho das forças de mercado, desta forma, proteger e melhorar a qualidade do meio ambiente - com a ajuda de normas como a ISO 14000, e o uso criterioso de instrumentos econômicos em um quadro regulamentarharmoniosa - é um desafio em curso que o mundo enfrenta para entrar no Séc. 21.
Este desafio foi assumido pelas nações do mundo em 1992 das Nações Unidas Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que solicitou a cooperação da negócios em enfrentá-lo.
Para este fim, os líderes empresariais lançaram iniciativas em suas empresas individuais, bem como através de associações setoriais eintersetoriais.
Para que mais empresas aderirem a este esforço e que seu desempenho ambiental continuar a melhorar, a Câmara de Comércio Internacional continua a apelar empresas e suas associações para usar os seguintes princípios como base para essa melhoria.
O objetivo continua a ser a mais ampla gama de empresas comprometem-se a
melhoria do seu desempenho ambiental, em conformidade comesses princípios, tendo a prática de gestão local para a efetiva melhoria, a mensuração de seus progressos e a comunicação deste progresso, interna e externamente.
Nota: O termo meio ambiente, conforme usado neste documento também se refere a ambiente os aspectos relacionados com a saúde, segurança e administração do produto.



PRINCÍPIOS
1. Prioridade das empresas
Reconhecer agestão ambiental como uma das mais altas prioridades das empresas e como um fator determinante para o desenvolvimento sustentável, para estabelecer políticas, programas e práticas para conduzir as operações de uma forma ambientalmente sã.
2. A gestão integrada
Para integrar essas políticas, programas e práticas plenamente em cada empresa como uma elemento essencial da gestão em todas as...
tracking img