Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio + 20
( Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável )

Objetivo da Conferencia:
- O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordaros novos desafios emergentes.

A conferencia tem foco em dois principais temas:
1) A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
2) O quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Alguns projetos que se referem a Desenvolvimento Sustentável:

1972:Foi criada a Conferencia sobre Ambiente humano, realizada em Estocolmo.
1980: A UniãoInternacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) publicou a Estratégia de Conservação Mundial (WCS) que determinou um precursor do conceito de desenvolvimento sustentável.
1982: A WCS culminou na Carta Mundial da Natureza e afirmava que “a humanidade é parte da natureza depende do funcionamento ininterrupto dos sistemas naturais”.
1983: Foi criada a Comissão sobre MeioAmbiente e Desenvolvimento (WCED).
1992:Foi criada a primeira conferencia das nações unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) foi realizada no Rio de Janeiro e adotou uma agenda para o meio ambiente e o desenvolvimento no século 21.
1993: Instituiu a Comissão para o Desenvolvimento Sustentável (CSD) para acompanhar a implementação da Agenda 21.
1997: Assembleia Geral dedicou asua 19ª Sessão Especial (UNGASS-19) para planejar um “Programa para Implementação da Agenda 21”.
2002: A Convenção Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (WSSD) foi convocada em Johanesburgo para renovar o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
2009: A Conferencia das Nações Unidas e do Desenvolvimento Sustentavel, também referida como a Rio + 20!
http://www.rio20.info/2012/
TeoriaEcomalthusiana

O que dizia?
Os ecomalthusianos surgiram no final do século 20 com a teoria de que o crescimento populacional exagerado pressionava os recursos naturais, podendo representar riscos para um futuro próximo em razão dos impactos ambientais.
Essa teoria, reformulada na problemática ambiental, defende o desenvolvimento sustentável com o menor impacto ambiental possível. Essepensamento tenta conscientizar que os recursos naturais são esgotáveis, ou seja, vão acabar um dia, e que a população não faz o suficiente para preservá-los.
Além disso, esses recursos naturais podem não suprir a necessidade humana no futuro, podendo ocasionar problemas para a sociedade.
Também é incluído nessa teoria o problema do consumo exagerado dos países e a relação desse consumo nos locaisdesenvolvidos, além do exagerado processo de desmatamento que vem ocorrendo em áreas de extensas florestas nos países em desenvolvimento e o alto índice de natalidade dos países mais pobres.

O que se pode fazer?
- Controlar o crescimento populacional seria uma das formas de preservar a natureza. Ou seja, teria que controlar o taxa de natalidade.http://www.brasilescola.com/geografia/ecomalthusianos.htm



Revolução Tecnológica e lixo

No século XX teve início a Revolução Tecnológica que continua no século XXI. O homem, enquanto detentor de sabedoria desenvolve e aperfeiçoa máquinas para melhor suprir suas necessidades, dentre elas, o conforto, a comodidade, a facilidade de acessos, entre outros.
Entretanto, paralelamente a essas maravilhas desenvolvidas pelos homens para tornarsuas vidas mais fáceis, caminham, cada vez mais firme e resistente, os efeitos que essa Revolução Tecnológica nos deixa. Ao mesmo tempo em que o ser humano sente a necessidade de melhorar suas condições de vida, ele esquece, ou melhor, ignora que está caminhando para a sua própria destruição.

Mas essa revolução tecnologia, tem causado serias consequências no meio ambiente, dentre eles podemos...
tracking img