Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São José do Rio Preto/SP
Campus JK

Disciplina: Desenvolvimento e Sustentabilidade
Profª Simone Buchala
Tema 9
Alunos: Vanessa Pariz Medeiros
Vinicius Sales GomesFilho



SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Abril/ 2012

9º tema
Desenvolvimento Sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da Organização das NaçõesUnidas sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo desde a segunda metade doséculo passado. Esse conceito procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio ambiente, hoje é um temaindispensáveis na pauta de discussão das mais diversas organizações, e nos mais diferentes níveis de organização da sociedade.
Uma questão em destaque é a necessidade de preservação em países emdesenvolvimento, uma vez que as grandes potências já esgotaram seus recursos, degradaram o meio ambiente e poluíram o mundo. Para os países em desenvolvimento, não explorar seus recursos significa estagnaçãoeconômica, o que seria injusto. Agora que as superpotências já esgotaram seus recursos, querem preservar a todo custo os recursos naturais dos outros. Uma dessas tentativas é a questão dainternacionalização da Amazônia, francamente defendida pelos Estados Unidos.
O progresso não deve ser impedido, o ser humano estuda e evolui para isso. No entanto, devemos encontrar formas de progredir semagredir. Muitos efeitos do progresso são excelentes, entretanto o progresso tem um preço e a relação custo-benefício pode não ser proveitosa o suficiente para justificar o progresso sem controle.O crescimento econômico desvinculado do desenvolvimento sustentável e evidentemente comprometido, uma vez que ele mesmo colabora para sua destruição, já que com a escassez do capital natural não...
tracking img