Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

ARTUR JOSÉ DOS SANTOS JUNIOR RA 235427
FABIO DA SILVA RA 235963
KATIUSCIA SILVA MACHADO RA 196594
KATIUSSA RIQUIELME TODESCHINI RA 219661
MAYARA RAMALHO F. MARTINES RA 264531

PÓLO MACE
CAMPO GRANDE-MS
2010
ARTUR JOSÉ DOS SANTOS JUNIOR
FABIO DA SILVA
KATIUSCIA SILVA MACHADO
KATIUSSA RIQUIELMETODESCHINI
MAYARA RAMALHO FRANCO MARTINES

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho elaborado para fins de avaliação referente á matéria de Responsabilidade Social e Meio Ambiente do curso superior de Bacharel em Administração, sob orientação dos Professores Tutores a Distância Profª Esp. Hellen Prado Benevides Queiroz e Profº Esp. Carlos Kuntzel e daProfessora Tutora-Presencial Laura Gauto.

CAMPO GRANDE-MS
2010
ARTUR JOSÉ DOS SANTOS JUNIOR
FABIO DA SILVA
KATIUSCIA SILVA MACHADO
KATIUSSA RIQUIELME TODESCHINI
MAYARA RAMALHO FRANCO MARTINES

TEORIA DA CONTABILIDADE

Aprovados em:___/___/___.
Nota:_______________

___________________________

Profª Esp. Hellen PradoBenevides Queiroz
Profº Esp. Carlos Kuntzel

CAMPO GRANDE-MS
2010

TEORIA DA CONTABILIDADE
Desafio de Aprendizagem
ETAPA Nº 01

Planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedadehumana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
A noção de sustentabilidade está associada às de estabilidade, de permanência no tempo, de durabilidade. Foi proposta no início da década de 70, em estudos de cunho ecológico (sustentabilidade biológica), que focalizavam a interdependência entre uma população e os recursos de seuambiente. Mas foi nos anos 80 que se estendeu sua abrangência para abarcar as relações entre desenvolvimento e meio ambiente, no processo de preparação da Conferência da ONU que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. O conceito de desenvolvimento sustentável é a pedra de toque do relatório que a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento apresentou à ONU, sob o nome de Nosso Futuro ComumParte-se da constatação de que não bastam as políticas ambientais compensatórias ou corretivas "que visam aos sintomas do crescimento prejudicial. (...) É necessária uma nova abordagem, pela qual todas as nações visem a um tipo de desenvolvimento que integre a produção com a conservação e ampliação dos recursos, e que as vincule aos objetivos de dar a todos uma base adequada de subsistência e umacesso eqüitativo aos recursos. O conceito de desenvolvimento sustentável fornece uma estrutura para a integração de políticas ambientais e estratégias de desenvolvimento". Muitos dos autores têm questionado as possibilidades de aplicação desse conceito e sua operacionalidade. Outros têm mostrado a existência de um campo de disputa sobre seu significado e sentido, dado o uso diverso que dele fazematores com interesses conflitantes.
Mas desde seu enunciado original, esse conceito tem tido sua abrangência cada vez mais ampliada, servindo de meio de articulação das dimensões econômica, ambiental e social, vistas como indissociáveis.
Tem se tornado indutor do encontro das propostas de movimentos de afirmação dos mais diversos direitos individuais e sociais, inclusive nas...
tracking img