Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este estudo visa analisar as diretrizes baseadas na sustentabilidade do ambiente urbano de nossas cidades tendo em vista o planejamento sustentável, as ações do governo direcionadas ao saneamento básico, sobre a política nacional do meio ambiente , sistemas de tratamento de água ,tratamento de esgoto e tratamento resíduo sólidos e suas interações no planejamento ambiental,deveraportanto levar em consideração aspectos como educação, saúde, segurança, abastecimento, cidadania e as questões físico-territoriais, ambientais e sócio-econômicos, bem como a aplicação de leis e o orçamento participativo. Desta maneira, estaremos organizando e consolidando os setores urbanos, de maneira que se garanta uma melhor qualidade de vida para as nossas cidades.

1.CONCEITO DESUSTENTABILIDADE
Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade pode ser definido como um modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento e preservação ambiental no modelo de desenvolvimento sócio-econômico.
Através de diversos fatos ocorridos nos últimos anos, fica muito claro que entre as relações homem-meio ambiente, não existe apenas um limite mínimo para o bem-estarda sociedade, existe também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, de modo que a preservação e manutenção dos mesmos tornam-se indispensáveis para garantir um futuro da humanidade.
2.SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Sustentabilidade Ambiental: Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, fornecendo o melhor para as pessoas e para o ambientetanto agora como para um futuro. É "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras".
3. A SUSTENTABILIDADE COMO SOLUÇÃO AOS PROBLEMAS URBANOS
Para combater as patologias urbanas, precisamos de um planejamento adequado às questões ambientais com enfoque na sustentabilidade, de maneira que tanto as cidades, como a paisagem e seus ecossistemas, tornam-sefatores a serem considerados, garantindo assim o equilíbrio e a sobrevivência de todos os ecossistemas existentes na Terra.
Segundo MCHARG (1994, PG.120):
“Precisamos produzir as análises dos impactos ambientais, para assim formular um planejamento ecológico, baseado no relacionamento saudável entre o homem e o meio ambiente, e aliados à tecnologia contemporânea e o conhecimento científico, criaruma estratégia que favoreça a ambos”.

4. O PLANEJAMENTO DA SUSTENTABILIDADE URBANA

O Planejamento Ambiental é o instrumento da Política Ambiental, que
estabelece as diretrizes visando o desenvolvimento sustentável do Município.
O Plano-processo é um conjunto de estratégias e programas de atuação que deve agilmente ir formulando projetos de inversão definidos neste objetivo desejável enão no oportunismo e no curto prazo, e deve se apoiar em dispositivos de controle simples e bem comunicados. é processo dinâmico, participativo,descentralizado e lastreado na realidade sócio-econômica e ambiental local que deve levar em conta as funções da zona rural e da zona urbana.
. A produção informal da cidade, tão determinante e alarmante ao mesmo tempo, deve ser incluída como parteessencial da política do Plano. Uma cidade mais descentralizada e miscigenada pode atender mais homogeneamente a todos os setores e áreas.
O desafio para arquitetos, engenheiros, urbanistas, paisagistas e administradores de hoje é de desenvolver uma cidade auto-sustentável com qualidade de vida. Para obter esta qualidade é preciso respeitar o meio ambiente e organizar nossas cidades de maneirasaudável, para evitar os problemas futuros, como: falta de abastecimento e recursos, doenças, aumento do custo, poluição, etc.
A participação da sociedade é muito importante para que o desenvolvimento sustentável seja praticado pelas empresas privadas e que o Estado cumpra o seu dever de fiscalizar, para que não ocorram possíveis danos irreversíveis a natureza.
Na verdade este Plano-processo é...
tracking img