Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
sEIS DICAS PARA UMA CASA ECOLOGICA

[pic]
Casa Ecológica
Sol e vento
Segredos da casa auto-suficiente

Captação e reaproveitamento de Energia

A falta de interesse dos compradores por itens que reduzam o impacto ao meio ambiente é a principal justificativa das construtoras.

“No caso das edificações comerciais, esses itens já representam valor agregado, e várias empresas até exigemcertificação”, diz Joaquim Rondon, gestor sócio-ambiental da construtora JHSF, responsável pelo Parque Cidade Jardim, na zona sul, cujas torres comerciais contarão com uma série de recursos para receber o selo verde.

A tecnologia para captar energia eólica, solar térmica e fotovoltaica está disponível no mercado brasileiro. Entenda como funciona cada uma, os prós e os contras e veja o que dizem osespecialistas.[pic]

Módulos fotovoltaicos, coletores solares e turbinas eólicas são alguns dos equipamentos que provêm energia sem poluir. Bem-vindo ao mundo das energias alternativas. Limpas e renováveis, elas se utilizam de fontes teoricamente infinitas, como o sol e o vento, e são geradas sem deixar resíduos e sem causar grandes impactos no ambiente. Por meio delas, acendem-se lâmpadas,ligam-se eletrodomésticos e aquece-se toda a água usada na casa. Para as regiões em que os ventos e dias claros não são constantes, uma combinação dessas energias constitui uma saída inteligente. Contudo, apesar dos avanços nas tecnologias, esses equipamentos ainda representam um investimento muito alto para o consumidor. Mesmo que a economia na conta de luz compense o custo dos aparelhos, o altopreço assusta muita gente. "Deixamos de aproveitar muita energia solar e de outras fontes renováveis por falta de políticas de incentivo do governo", fala Francisco Vecchia, professor e pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade de São Carlos (UFSCar).

Energia Eólica
[pic]
Vento em popa
O equipamento eólico consiste em uma torre, aerogeradores ou turbinas, painel de controle e umconjunto de baterias. Existem vários tipos de aerogeradores e isso dificulta a regulamentação do mercado. O modelo mais usado em casas é o de três pás, que possui um rápido movimento rotatório. Os ventos acionam o aerogerador, que está acoplado a um gerador elétrico instalado dentro da torre. Este transforma a energia cinética do vento em energia elétrica. Ela segue em corrente contínua (azul) para opainel de controle e fica armazenada em baterias. Antes de ser usada, é transformada pelo inversor em corrente alternada (vermelho

Nesse caso, o equipamento gera energia a partir da força dos ventos, matéria-prima limpa e de custo zero. Em locais não abastecidos pela rede elétrica, como as cidades ribeirinhas, esse tem sido um investimento mais econômico e ecológico do que geradores elétricosmovidos a diesel.
Ventos fracos, entretanto, não conseguem movimentar as turbinas. Por isso, o primeiro passo é conhecer sua força: eles devem soprar a uma velocidade média acima de 6 m/s (a medição pode ser feita pelas empresas que vendem o equipamento ou por meio de um anemômetro portátil). Além disso, as torres eólicas devem estar longe de montanhas, matas fechadas ou prédios.
"Apesar de sermais barato que o sistema fotovoltaico, o eólico pode exigir uma complementação da rede elétrica ou de outras fontes de energia por causa da inconstância dos ventos", diz a engenheira Eliane Amaral Fadigas, do departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Embora o Brasil tenha potencial eólico, com destaque para as regiõeslitorâneas e os pampas gaúchos, essa fonte de energia ainda está para ser reconhecida. Isso já acontece na Alemanha, Dinamarca, Inglaterra e nos Estados Unidos, onde o governo incentiva a construção de usinas eólicas particulares. "Aqui, essa tecnologia tem sido mais viável em áreas afastadas, com pequenas demandas de energia", diz Fadigas.

Serviço
Altercoop (Cabo Frio, RJ) - Kit completo...
tracking img