Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Vida e Obra de João Calvino
 
Contexto Histórico
    Aproximadamente um a dois séculos antes de acontecer a reforma protestante os precursores deste movimento haviam, com suas próprias vidas, semeado um pouco daquilo que seriam os ideais sócio-econômico-cultural-político-religiosos reformadores. Homens como John Huss e Wycliffe gozaram tanto de um sucesso como de um insucesso na implantaçãoe sucessão de seus ideais.
    Neste mesmo intento de reformar a igreja cristã um homem chamado Martinho Lutero  dá início ao que conhe-cemos como reforma protestante. Passo a passo ele foi rompendo com a teologia, tradição e práxis da Igreja Católica Romana até que em 31 de outubro de1517 ele pregou nas portas da igreja de Wittenburg as suas 95 teses contra a venda de indulgências. Não só estasteses como também outras obras de Lutero foram traduzidas para diversas ou-tras línguas o que facilitou a propagação dos ideais reformadores e sua desarraigação da igreja católica.
    A maioria dos monges, antes indiferente ao que ocorria fora dos conventos, deixou seus claustros para pregar as boas-novas do Novo Testamento. Nesse tempo, não poucos sacerdotes romanos tomaram-se luteranos, sendoo exem-plo deles seguido por muitos dos fiéis de suas paróquias. Também, não poucos bispos fizeram o mesmo. Muitos hu-manistas famosos dedicaram sua cultura propagando e defendendo a nova expressão do Cristianismo.
    A Reforma, já fora dos limites da Alemanha, estava produzindo considerável alteração no modo de vida do povo em outras regiões da Europa. Deixou de ser um movimento de conotaçãosimplesmente anti-papal, para tornar-se um dos maiores avivamentos religiosos da História da Igreja. Surgiram logo depois, muitos outros movimentos reformis-tas, paralelos, destacando-se precisamente na Suíça, França, Escócia e Inglaterra.
    É neste contexto que nasce e cresce aquele que seria o teólogo mais influente ao protestantismo pós-Lutero.
Sua Vida
    No dia 10 de julho de1509, emNoyon Picardia, norte da França, nasceu Jean Cauvin, filho de Gerard Cauvin e Je-anne le Franc de Cambrai. Nesta época Lutero já havia pregado suas primeiras conferências na Universidade de Wi-ttenberg. Calvino era aproximadamente 26 anos mais novo que Lutero, o que fazia dele pertencente à segunda gera-ção da reforma protestante.
    Seu pai pertencia à classe média da sociedade de Noyon, e com oexercício do secretariado do bispo e procurador da biblioteca da Catedral procurou oferecer ao seu filho João os benefícios eclesiásticos com os quais iria custear seus estudos.
    Aos três anos de idade João Calvino perde, para a morte, sua simples, calma, piedosa, bela e religiosa mãe.
    Ele teve a sua infância em dias que a Igreja Romana e suas crendices tinham forte influência sobre o povoque se dispunha a crer em qualquer coisa absurda. A Igreja dizia possuir como relíquia, alguns fios de cabelo de João Batista, um dente do Senhor Jesus, um pedaço de maná do Antigo Testamento, algumas migalhas que sobraram da primeira multiplicação dos pães e alguns fragmentos da coroa de espinhos usada por Jesus.
    Desde muito pequeno Calvino aprendeu as polidas maneiras da sociedade, isto emdecorrência das suas relações muito próximas com a nobre e poderosa família dos Montmor.
    Quando Calvino tinha apenas 12 anos de idade (1521) ele foi nomeado capelão da Catedral de Noyon, tornando-se assim membro do clero. Evidentemente ele não possuía todas as ordens sacerdotais mas o suficiente para lhe con-ferir os lucros do benefício eclesiástico.
    Aos 14 anos de idade (agosto de 1523)João Calvino foi enviado ao Colégio Montaigri, em Paris, onde dedicou-se às artes liberais e mais tarde iria estudar teologia. Como estudante ele era excepcional e se avantajava em muito aos seus companheiros. Era um rapaz de baixa estatura, organismo fraco e delicado, feição pálida, olhar brilhante, muito inteligente e de firme caráter. Era tímido, irritável, muito austero, organizado,...
tracking img