Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade

A necessidade de buscar novos recursos naturais ou novas idéias para utilizá-los cresce cada vez mais devido ao iminente esgotamento dos recursos não-renováveis. Por causa disso, atualmente ouvimos um termo com uma constância que nunca ouvimos antes, a “Sustentabilidade”, que seria o ato de uma geração preencher todas as suas necessidades através dos recursos do planeta, masao mesmo tempo preservar o ecossistema e a biodiversidade para futuras gerações. Tal conceito se aderiu de uma forma extremamente positiva à sociedade e está se desenvolvendo e fortalecendo de forma totalmente animadora. Aqui abordaremos os principais conceitos de Sustentabilidade e tentaremos esclarecer quase tudo sobre tal conceito, já que este conceito está sempre em transformação e crescimentonão há como ser totalmente citado.

* O que significa?

Sustentabilidade vem do Latim e sustentare que seria defender,conservar,cuidar.O princípio de sustentabilidade tem o objetivo de “Suprir necessidades da geração presente sem que afete a possibilidade de gerações futuras suprir as suas necessidades”.Tal princípio pode ser aplicado a mínimos lugares,ou a todo o planeta,e,para que sejaconsiderado sustentável,ele tem de ser:
* Ecologicamente correto;
* Economicamente viável;
* Socialmente justo;
* Culturalmente diverso;

* Qual sua origem?
Esse conceito começou a ser moldado em 1972 na Conferência Sobre o Meio Ambiente da ONU em Estocolmo, na Suécia,que seria a primeira conferência sobre o Meio Ambiente para discutir as atividades humanas em relação ao mesmo,tal conferência estipulou as bases de ações ambientais à nível mundial, definindo princípios de preservação e melhoria do ambiente natural,e,mesmo sem os termos “Desenvolvimento Sustentável” ou “Sustentabilidade” terem sido devidamente criados, a declaração já citava em seu item a necessidade de “defender e melhorar o meio ambiente para futuras gerações”, ou seja, um molde do princípio que temoshoje.O conceito foi realmente consolidado em 1992, no Rio de Janeiro, durante a ECO-92, que foi a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, onde conseguiram criar normas para que os termos Desenvolvimento e Meio Ambiente ficassem em harmonia, sem haver prejuízo para as duas partes.
Recursos Naturais não-renováveis:
São os recursos que sabemos que uma hora irá se esgotar, mas são os maisusados atualmente de uma forma consumista e desenfreada. Esses recursos são os combustíveis fósseis, que seria a matéria orgânica decomposta pelo solo através de milhares de anos. Numa escala geológica sabe-se que o planeta continuará formando tais combustíveis, mas numa escala de tempo humana tal fator é inalcançável, por isso considera-se uma energia não-renovável. Os combustíveis fósseis maisutilizados e conhecidos são o Carvão Mineral, o Petróleo em si e seus derivados como a Gasolina, o Óleo Diesel, o Gás de Cozinha e o Gás Natural.Pela consciência de que tais combustíveis fósseis são prejudiciais e esgotáveis, foi-se criando o que conhecemos cada vez mais hoje como energias alternativas.

Energias Alternativas
Após a difícil e suada união dos termos Desenvolvimento e MeioAmbiente, começou a parte mais fácil, a aparição de idéias e meios sustentáveis, que pareceu e ainda parece uma febre, onde todos os objetos começam a ter uma opção ecologicamente correta, e aqui serão citados.
Dentre os projetos sustentáveis, os mais interessantes aparecem quando se fala em energia alternativa:
* Energia Eólica:
A Energia Eólica é uma energia cinética, captada por aerogeradores emoinhos de vento, onde o equipamento se assemelha a um enorme ventilador, possui uma turbina nas hélices que, com o giro do vento e a ajuda de um gerador, transforma o vento em energia.Essa energia é a mais promissora existente, pois vêm da infinidade do vento e não causa qualquer dano negativo ao Meio Ambiente durante sua construção e nem durante sua operação.
* Energia Hidráulica:
É a...
tracking img