Sustentabilidade e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

curso superior de ENGENHARIAS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Sustentabilidade

TAUBATÉ - SP
2011
Desenvolvimento

ezequiel nenile idalgo – ra 3254562546
valter de jesus SILVA – RA 3284575047

Tema admitido
Fazenda sustentável – produção de leite

1. Galpão de ordenha e repouso dos animais* Estrutura: feita de plástico reciclado, composta de aditivos capazes de tornar a estrutura rígida e resistente. (http://www.patentesonline.com.br/processo-para-obtencao-de-vigas-ripas-e-caibros-de-composto-sintetico-a-base-de-residuos-220828.html) e veja fotos de estruturas plásticas no (http://www.set.eesc.usp.br/pdf/download/2006ME_RicardoAlvesParente.pdf)

* Telhado:feito de telhas de plástico reciclado. Suas vantagens são visíveis, ao ocupar menos estrutura para construção do telhado devido ser leves, como também por ser desenvolvidas do plástico aderem menos à sujeira do ambiente diferente das telhas de barro, e também preenche um espaço maior devido seu tamanho. (http://www.telhasleve.com.br/interna.php?pagina=informacoes)

* Paredes: feitas detapume de plástico reciclado, de fácil manuseio para instalar e manter, mais resistente as variações climáticas. (http://baram.com.br/index.php?pag=9&id=6).

* Piso: feito de borracha de pneus reciclados, seu corpo torna-se mais flexível sendo menos suscetível a rachaduras e deterioração, obtendo uma durabilidade maior. (http://www.pisoleve.com.br/pisoleve.html)

2. Dejetosproduzidos pelos animais

Os dejetos do gado vêm tendo um papel significativo na degradação do meio ambiente, devido à liberação do gás metano altamente poluente liberado após a sua decomposição. Projetos em cima desse assunto analisaram e desenvolveram formas de uso bem promissoras para esse material, através da construção dos chamados Biodigestores.
Biodigestores são grandes estufas lacradaspara não entrada de oxigênio. Nessas estufas são depositados os dejetos colhidos através de esteiras, do ambiente em que ficam os animais. Ao serem depositados no Biodigestor, os dejetos entram em decomposição pelo trabalho de bactérias anaeróbicas, e um dos produtos desse trabalho é o gás metano, utilizado de diversas formas, no meio em que vivemos.(http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/486.pdf)

Entre os benefícios que podemos obter aproveitando os dejetos orgânicos gerados pelos animais, destacam-se os seguintes:

* Captação e armazenamento do gás metano, para posteriormente usa-lo como combustível de motores.

* No produto adquirido da degradação dos dejetos, também obtemos um componente liquido rico em nutrientes para adubar a terra,dessa maneira o liquido é transportado por dutos de pvc, até as pastagens dos animais, aonde é feito uma irrigação, espalhando-o por todo o lote. Logo se obtêm, pastagens de boa qualidade e de rápido crescimento para os animais.

* Ambiente mais limpo para efetuar a ordenha e também para o repouso dos animais

3. Energia utilizada
O Gás metano captado dos biodigestores earmazenado em cilindros é usado como combustível para funcionar um motor adaptado a gás, acoplado em um gerador que transforma energia cinética em energia elétrica, constantemente enquanto o motor estiver ligado.
Apenas uma pequena parte da energia gerada é utilizada na fazenda, das mais diversas formas, entre os benefícios dessa produção de energia destaca-se:
* O uso deventiladores de alto desempenho para o refrescamento dos animais na hora da ordenha, o que faz com que eles fiquem mais a vontade, tornando melhor a liberação do leite e produzindo um leite de maior qualidade.

* O uso de um tangue refrigerado, permitindo que uma grande quantidade de leite repouse á espera do transporte, permitindo sua durabilidade e posteriormente maior...
tracking img