Sustentabilidade e agricultura familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE E AGRICULTURA FAMILIAR

Dourados, MS.
Sustentabilidade.
A definição de Sustentabilidade, segundo BARBIERI, 2000, é “idéia de satisfação das necessidades do presente sem cometeras necessidades das gerações futuras”
O conceito “sustentabilidade” ganhou este termo em Estocolmo, em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. O mesmo foi definido detalhadamenteno relatório Brundtland, ou “Nosso Futuro Comum”.
Resumidamente, o termo sustentabilidade implica, segundo Ignacy Sachs:
a. A satisfação das necessidades básicas da população;
b. Asolidariedade com as gerações futuras;
c. A participação da população envolvida;
d. A preservação dos recursos naturais e do meio ambiente;
e. A elaboração de um sistema social que garante emprego,segurança social e respeito as outras culturas;
f. Os programas de educação.

Conceito de Agricultura Familiar
Mais conhecida como agricultura de subsistência, a agricultura familiar é formadapor proprietários de pequenas áreas (assentados, posseiros, arrendatários, parceiros,extrativistas, silvicultores, etc). Seu conceito é bastante amplo, e seguindo a ideia de Fernandes (2001,p. 29)temos que:
“(...) o produtor familiar que utiliza os recursos técnicos e está altamente integrado ao mercado não é um camponês, mas sim um agricultor familiar. Desse modo, pode-se afirmar que aagricultura camponesa é familiar, mas nem toda a agricultura familiar é camponesa (...)”

Agricultura Sustentável ou Ecológica.
É a produção de alimentos naturais, livres de agrotóxicos. O agrotóxico, porser muito solúvel, vem sendo ingerido e causando danos naqueles que o consomem e no solo onde é produzido. Oss consumidores tem se tornado mais exigentes e ultimamente a agricultura ecológica vemganhando força no mercado.

Sustentabilidade e Agricultura Familiar.
Agricultores familiares, ao mesmo tempo em que produzem, também consomem parte da produção. Pensando que a produção gera o lucro...
tracking img