Sustentabilidade e agricultura familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apesar da previsão de um futuro conflito entre produção de alimentos e crescimento da população. A revolução verde permitiu uma reversão nesse quadro, a produtividade conseguiu acompanhar o crescimento da população mediante a técnicas, tecnologias. Segundo os autores o mais viável é o aumento da produtividade, e não o aumento de área para produzir ao longo dos anos devido a ampliação das áreasurbanas, salinização e desertificação de terras. O agronegócio representa 30% do PIB nacional, sendo um terço de agricultura familiar, apesar desta ultima utilizar métodos mais tradicionais assim reduzindo sua capacidade de produção, sendo 18% deles por meio de adubação e correção de solo. Estes dados mostram o desnível entre a agricultura familiar e agricultura patronal, sendo esta ultima maisbaseada em tecnologias. Deste modo o mais viável para a solução ambiental seria a utilização de tecnologias para uma produção mais sustentável sem deixar de suprir as necessidades atualmente e futuramente. No inicio a palavra globalização dos mercados provocou uma mobilização e preocupação com exportação, economias de escala, commodities e mercados por parte de produtores, no entanto a partir dos anos90 a preocupação era em outras dimensões eram os privilégios sociais e ambientais. Entre os autores a agricultura familiar gera uma forte contradição por um lado a solução dos problemas, como a geração de renda e ocupação dos territórios rurais e por outro a condenação da própria devido aos métodos utilizados considerados não sustentáveis. Além de tratar de sustentabilidade da agriculturafamiliar é importante conceituarmos o termo sustentabilidade assim sendo associado a ideia de satisfação das necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.
Segundo os autores as dimensões ampliadas em relação a sustentabilidade são:
1) Sustentabilidade social: Criação das sociedades de forma sustentável, que reduza as desigualdadessociais, distribuição de renda justa que permita uma qualidade de vida diga para as pessoas.
2) Sustentabilidade cultural: Capacidade de respeito com as diversidades e mudanças sociais, ecológicas e também a preservação dos valores, tradições e culturas.
3) Sustentabilidade ecológica: A capacidade de produção e lidar com a escassez mediante os métodos produtivos sustentáveis e capacidadede preservação dos recursos naturais.
4) Sustentabilidade Ambiental: capacidade de sustentar o ecossistema, e recomposição da mesma devido as adaptações feitas pelo homem.
5) Sustentabilidade espacial ou territorial: equilíbrio entre os espaços rurais e urbanos.
6) Sustentabilidade econômica: capacidade de modernização dos métodos de produção sustentáveis.
7) Sustentabilidadedemográfica: Define o equilíbrio entre os recursos e limite da capacidade de um território.
8) Sustentabilidade institucional: O apoio do governo as entidades criadas que considerem a sustentabilidade.

Hoje em dia as características de uma agricultura familiar é um conceito bastante heterogêneo que vai desde uma família camponesa que produz somente para sua sobrevivência, que possuem umapequena parcela de terra aos produtores que integram com o mercado assim comercializando seus produtos.
A agricultura familiar ultimamente anda integrada ao mercado, e mesmo sua produção podendo ser retirada, sua renda não será comprometida já que ela se alimenta do mesmo, e não anda dependente em relação ao mercado.
A diferenciação entre agricultura patronal e agricultura familiar é que aquelatem ênfase em especialização, produção intensiva, uso de técnicas e trabalho assalariado, e esta tem uma produção extensiva, variada e poucos casos de contratação de funcionários.
Ainda a avaliação certa das características de uma agricultura familiar é imprecisa, mas o que mais tem relevância são os aspectos de:
- Renda 80% originada de atividades agropecuária.
- Utilizar mão-de-obra...
tracking img