Sustentabilidade na engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA - PROJETO INTEGRADO
TÍTULO DO ARTIGO TÍTULO DO ARTIGO TÍTULO DO ARTIGO TÍTULO DO ARTIGO

Bruna da Cruz Costa
Katia Cristina de Oliveira
Letícia Almeida Mariano
Leia Biserra Passos
Lígia MarquesManoel Vieira Lima JúniorRaphael da Silva LimaTamiris Barbosa Fraile
Prof. Ms. Evanilton Rios Alves -Orientador

Bacharelado em Engenharia Civil – 1º Semestre
Depto de Engenharia

Resumo

Este projeto visa a construção sustentável num sistema que promove intervenções sobre o meu ambiente, utilizando materiais e tecnologias biocompatíveis assim preservando para as gerações futuras o processo de obtenção fabricação e aplicação; para isso é necessário utilizar produtos que não emitam gasesnem odores quando em contato com oxigênio. Muito se discute sobre as perdas de matérias na construção civil. Os poucos estudos aprofundados sobre o tema realizados no Brasil ate o momento indicam percentuais de perdas de alguns matérias bastante elevados. A divulgação de tais resultados tem provocados a reação de alguns segmentos da indústria preocupados em preservas a imagem do setor.
Nossoprojeto vida a reciclagem de resíduos como: concreto, argamassa, baldes de tintas e muitos outros matérias que são descartados após a demolição ou o término de uma obra. Entre os principais fatores que contribuem para essas características podemos citas o fato de o setor envolver em seu processo produtivo uma grande variedade de materiais, provenientes das mais diversas fontes e origens e utilizarmão de obra pouco treinada e qualificada, muitas vezes improvisada e com baico nível técnico e cultural.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Reciclagem e Desperdício de materiais.

Introdução
Inicie a introdução aqui (recuo 2 cm para o parágrafo, times, tamanho 12, justificado, espaço 1,5 entre linhas, contendo 1 citação direta ou indireta.)

O projeto tem como principal objetivoincentivar o reaproveitamento dos materiais descartados pelas construtoras. Tal medida, além de evitar o desperdício, diminui o custo das obras, devido à reutilização, e contribui com o meio ambiente, uma vez que as sobras das construções deixam de ser depositadas em lugares inapropriados.
O crescimento populacional e, consequentemente, o das construções, tem aumentado a quantidade de material dedescarte de obras a cada dia. A concorrência nesse mercado tão disputado tem levado as empresas a criar formas de aprimorar as obras baixando os custos, mas sem deixar de suprir as necessidades dos proprietários. Ao mesmo tempo, há uma procura cada vez maior por construções sustentáveis, que contribuam com o meio ambiente.
Demonstraremos a seguir formas de aprimorar as técnicas de construção e dotrato com as sobras, que ajudam a evitar desperdícios e baixar custos. Serão apresentadas empresas especializadas em reutilização de resíduos e em aproveitamento de materiais de forma sustentável.
Dentre as principais técnicas a serem explanadas destacar-se-ão o aproveitamento de espaço, com ideias criativas e que tornam os locais acessíveis e funcionais em ambiente domiciliar, melhorando aqualidade de vida dos moradores e criando espaços recreativos e seguros.

1. Seção do Corpo do Trabalho
A sustentabilidade não é um assunto novo na construção civil, mas ainda é tida como desafio, isso por que construção sustentável envolve os famosos “reduzir, reutilizar e reciclar” e coloca em prova a consciência, o conhecimento e a criatividade do construtor. Reduzir materiais como água,energia, cimento, areia e madeira, tornando – se assim um grande problema em diversas cidades brasileiras, “há muitos anos as politicas publicas estão voltadas ao lixo domiciliar e ao esgoto. Ignora-se o problema dos resíduos da construção”, avalia o professor Vanderley John, do departamento de engenharia de construção civil da escola Politécnica da USP.
Mas achar alternativas para reutilizá-los ou...
tracking img