Trabalho historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contribuições e regiões desbravadas por Anhanguera, Fernão Dias, Raposo Tavares e Borba Gato.
Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera
Foi o pioneiro na exploração dos sertões de Goiás. Seufilho de apenas 12 anos, também chamado Bartolomeu Bueno, participou de sua primeira expedição, em 1682. O Anhangüera ficou conhecido assim porque colocou fogo em aguardente e disse aos índiosGoiases que era água. Os índios passaram a chamá-lo a partir de então de Anhangüera, que significa “Diabo Velho”.
Antônio Raposo Tavares
Ele apreendeu cerca de dez mil índios para vender comoescravos ou para trabalhar em sua fazenda. Raposo Tavares (1598-1658), atravessou pela primeira vez a Floresta Amazônica.
Fernão Dias Pais
Conhecido como “caçador de esmeraldas”, ganhou dogovernador-geral do Brasil, Afonso Furtado, o direito de liderar uma expedição em busca de pedras preciosas, isso entre 1674 a 1681. Apesar disso, nunca encontrou esmeraldas. Ele mandou enforcar opróprio filho, José Dias Pais, que liderou uma revolta.
Manuel da Borba Gato
Genro de Fernão Dias, foi acusado de um assassinato e fugiu para a região do Rio Doce, em Sabará (MG). Descobriu ouroem Sabarabuçu e no Rio das Velhas. Ele também participou da Guerra dos Emboabas, entre 1708 e 1709.

Comentar a frase de Evaldo Cabral, “Seria ótimo se tivéssemos respeitadoa linha de Tordesilhas. O País seria hoje bem menor e os problemas, talvez, mais administráveis”.
Acho extremamente precipitada a afirmação do mesmo. Não há como saber se teríamos menosproblemas, isso é parte da imaginação de Evaldo Cabral, que associou tamanho em dimensão com tamanho de conflitos em que vivemos. Como prova, há vários países com tamanho territorial extremamentemenor que o Brasil e que apresentam um número consideravelmente maior de problema, como em Honduras, há conturbações administrativas maiores que no Brasil, e em dimensão, é bem menor que o...
tracking img