A engenharia civil e a sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Engenharia Civil e a Sustentabilidade

O atual estágio de desenvolvimento da humanidade apresenta-se cada vez mais agressivo ao ambiente e ao homem. O crescimento populacional aumenta cada vezmais o impacto das atividades produtivas e das edificações sobre o meio. Por esse motivo é importante que o desenvolvimento seja sustentável.
Assim, foi realizada uma pesquisa por meio de questionáriospré-testados, para verificar como os engenheiros civis e arquitetos estão preparados para reduzir o impacto das edificações sobre o ambiente e como podem ser melhor informados sobre o assunto. Oresultado mostra que a maioria dos profissionais, que responderam ao questionário, têm pouco conhecimento sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, reconhecem os impactos das edificações sobre oambiente, acreditam que a qualidade seja o item mais importante para a construção civil, e têm interesse em conhecer e aplicar mais os conceitos que diminuam o impacto das construções sobre o meio.
Asustentabilidade é de fato uma prática que deve ser, mesmo que aos poucos, levada em consideração no que condiz aos novos meios para se preservar o meio-ambiente e garantir um bom futuro para aspróximas gerações.
É uma forma de promover a busca pela igualdade social, valorização dos aspectos culturais, maior eficiência econômica e menor impacto ambiental nas soluções adotadas nas fases de projeto,construção, utilização, reutilização e reciclagem da edificação, visando a distribuição eqüitativa da matéria-prima e garantindo a competitividade do homem e das cidades.
Segundo o arquiteto eprofessor Ualfrido Del Carlo, pesquisador do Nutau-Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da USP e ex-diretor (hoje aposentado) da FAU-USP, os conceitos de sustentabilidade podem seraplicados tanto em edificações novas como em retrofits.
"É apenas uma questão de consciência, pois é perfeitamente possível substituir sistemas construtivos e materiais de acabamento não...
tracking img