Fabula dos porcos assados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A FABULA DOS PORCOS ASSADOS

Artigo Originalmente publicado em “Juicio a La Escuela Cirigliano, Forcade Tlich Editorial Humanitas, Buenos Aires. 1979”.

Uma das possíveis variações de uma velha história sobre a origem do assado é esta: certa vez, aconteceu um incêndio num bosque onde se encontravam alguns porcos. Estes foram assados pelo incêndio. Os homens, acostumados a comerem carne crua,experimentaram e acharam delicioso. Logo, toda vez que queriam comer porcos assados, incendiavam um bosque... até que descobriram um novo método.
Mas o que eu quero contar é o que aconteceu quando tentaram mudar o sistema para implantar um novo. Fazia tempo que algumas coisas não iam bem: as vezes os animais ficavam queimados ou parcialmente crus; outras vezes de tal maneira queimados, que eraimpossível utilizá-los. Como era um procedimento montado em grande escala, preocupava muito a todos, porque se o Sistema falhava, as perdas ocasionadas eram igualmente grandes. Milhões eram os que se alimentavam de carne assada e também milhões eram os que tinham ocupacão nesta tarefa. Portanto, o Sistema simplesmente não deveria falhar. Mas, curiosamente, a medida que se fazia em maioresescalas, mais parecia falhar e maiores perdas parecia causar.

Em razão das deficiências, aumentavam as queixas. Já era um clamor geral a necessidade de reformar profundamente o Sistema. Tanto assim que todos os anos realizavam-se congressos, seminários, conferências e jornadas para achar a solução. Mas parece que não acreditavam no melhoramento do mecanismo, porque no ano seguinte repetiam-se oscongressos, os seminários, as conferências e as jornadas. E assim sempre.

As causas do fracasso do Sistema, segundo as especialistas, deveria ser atribuída ou a indisciplina dos porcos que não permaneciam onde deviam, ou a inconstante umidade da terra, ou ao serviço de Informações Metereológicas que não acertava o lugar, o momento e a quantidade de chuvas, ou...
As causas eram, como se vê,difíceis de serem determinadas porque, na verdade, o Sistema para assar porcos era muito complexo. Fora montada uma grande estrutura; uma grande maquinaria com inúmeras variáveis fora institucionalizada. Havia indivíduos dedicados a acender; os incendiadores, que ao mesmo tempo, eram especialistas de setores(incendiadores da Zona Norte, da Zona Oeste, etc., incendiador noturno, diurno comespecialização matutina e vespertina, incendiador de verão, de inverno, com disputas jurídicas sobre o outono e a primavera.
Havia especialistas em vento: os anemotécnicos. Havia um Diretor Geral de assamento e alimentação assada, um Diretor de Técnicas Porcas(com seu Conselho Geral de Assessores). Um administrador Geral de Florestação Incendiável, uma Comissão Nacional de Treinamento Profissional emPorcologia, um Instituto de Cultura e Técnicas Alimentícias(ISCUTA) e o BODRIO(Bureau Orientador de Reformas Igneo-Operativas).

O BODRIO era tão grande, que tinha Inspetor de Reformas para cada 7.000 porcos aproximadamente. E era precisamente o BODRIO que propiciava anualmente os congressos, os seminários, as conferências e as jornadas. Mas, isto só parecia servir para incrementar o BODRIO em burocracia.Tinha-se projetado e encontrava-se em pleno crescimento a formação de novos bosques e selvas, seguindo as últimas indicações técnicas em regiões escolhidas segundo determinada orientação, onde os ventos são sopravam mais do que 3 horas seguidas, onde era reduzida a porcentagem da umidade.



Havia milhões de pessoas trabalhando na preparação dos bosques que logo teriam que serincendiados. Havia especialistas, na Europa e nos Estados Unidos, estudando a importação das melhores madeiras, árvores, sementes, de melhores e mais potentes fogos, estudando idéias operativas(por exemplo, como fazer buracos para que neles caíssem porcos). Havia também, grandes instalações para manter os porcos antes do incêndio, mecanismos para deixá-los sair no momento oportuno, técnicos em sua...
tracking img