Surgimento do sindicalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Scribd
Carregar um documento[->0]
Top of Form 1
Pesquisar Documentos
Bottom of Form 1
Explorar[->1]
[->2]
· [->3]











· [->4]
· [->5]











Daiana Pereira Mattos
· [->6]
· [->7]








· You're looking at our new document page format. If you prefer the old one, click here[->8]. Have any thoughts?Leave us your feedback.
×

inShare[->9]
· Embed Doc
· Copy Link
· Readcast
· Coleções
· 4
Comments
Baixar

1
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
ÊNFASE NAS PESSOAS
É a fase em que administrar é sobretudo lidar com pessoas dentro dasempresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. É achamada abordagem humanística, podendo ser desdobrada em duas escolasou teorias: Escola dasRelações Humanas e a Teoria Comportamental.
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Precursores da Escola das Relações Humanas: ELTON MAYO (1880 – 1949) eKURT LEWIN (18890 – 1947).É a abordagem mais democrática e liberalizante ocorrida na T. A.Surgiu como uma teoria de oposição e combate à Teoria Clássica de Taylor eFayol, tendo, inclusive, negado todos os conceitos desenvolvidos pela TeoriaClássica taiscomo: organização formal, autoridade e responsabilidade,hierarquia, unidade de comando, estudos de tempos e movimentos,eficiência, etc.A Escola das Relações Humanas desenvolveu seus conceitos a partir daPsicologia e Sociologia Industrial tais como: organização informal,motivação, incentivos sociais, dinâmica de grupo, comunicação, liderança,etc. abordagem voltada para os aspectos psicológicos esociológicos daorganização.Os planos de incentivo salarial foram substituídos pelo incentivo social esimbólico.O homem, segundo essa escola, é motivado basicamente por recompensassociais e simbólicas porque as necessidades psicológicas do ser humano sãomais importantes do que a necessidade de ganhar mais dinheiro.Um dos principais objetivos do movimento humanista foi quebrar o excessivocontrolehierárquico e incentivar a espontaneidade dos trabalhadores.
TEORIA COMPORTAMENTAL
A segunda abordagem humanística é denominada Teoria Comportamental ouEscola do Comportamento Organizacional.Surgiu com um livro de Herbert A. Simon, publicado em 1947, onde o autordesenvolveu uma teoria das decisões, salientando que a decisão é muitomais importante que a execução que a sucede.A partir daí, asempresas são visualizadas como sistemas de decisões, ondeas pessoas percebem, sentem, decidem e agem, definindo seuscomportamentos diante das situações com que se deparam.A abordagem comportamental origina diretamente da Escola das RelaçõesHumanas e mantém a tradição de deixar os aspectos estruturais emsegundo plano, para se dedicar completamente aos aspectoscomportamentais.
2
É através do estudocomportamental dos funcionários que se procuramotivar e estimulá-los e reduzir os conflitos entre os objetivosorganizacionais e individuais.Mais recentemente, dentro da abordagem comportamental, surgiu ummovimento de grande repercussão denominado DesenvolvimentoOrganizacional – DO, voltado para estratégias de mudança organizacionalplanejada por meio modelos de diagnóstico, intervenção e demudança,envolvendo modificações estruturais ao lado de modificaçõescomportamentais para melhorar a eficiência e eficácia das empresas.(Lawrence, Lorsch, Blake, Mouton, Argyris, etc.)
AUTORIDADE E RESPONSABILIDADECONCEITOS:
=> Autoridade é o poder legal/formal ou legítimo, ou o direito de comandarou agir. É o poder de comandar os outros, fazendo-os executar atividadesque são consideradas adequadas para arealização dos objetivos de umdepartamento ou da empresa.=> Responsabilidade é a obrigação de um subordinado, para o qual umsuperior designou uma tarefa de executar o serviço exigido. A essência daresponsabilidade é, portanto, a obrigação.=> A responsabilidade nasce da relação superior-subordinado e do fato deque alguém (superior) tem autoridade para exigir determinadas tarefas deoutras...
tracking img