Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:


Neste trabalho irei abordar a relação do Pib, Renda, Investimento, e o setor Público na Economia, da maneira mais clara e objetiva possível.




















PIB
(Produto Interno Bruto)


Podemos dizer que o PIB é uma medida de todos os produtos e serviços produzidos em uma período e em uma determinada região do nossopais. Ele expressa valores monetários, é um importante indicador das atividades econômicas que ocorrem no pais, ele representa o crescimento econômico. Posso dizer que para calcular o PIB podemos considerar que são as matérias primas, impostos e energias.

Somente a produção de bens e serviços finais entram no PIB, são aquele bens que são utilizados na produção de outros bens, são vendidos aoscompradores finais, mais conhecidos como bens intermediários , e eles não são contados separados do PIB. Esse bens vão aparecendo no PIB na medida que vão contribuindo para formar o valor do bem final cuja produção eles são utilizados. O PIB é o valor dos bens e serviços determinado pela métrica de preços de mercado, o PIB e essencialmente uma medida de quantidades.



Formula para calcularPIB:

PIB:C+I+G+X-M

C: Consumo Privado
I: Investimento total
G:Gastos governo
X:Exportação
M:Importação

Renda

Conforme a economia clássica e a remuneração de fatores de produção como: salários alugueis, juros e lucros . Renda Nacional é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante oano, ou seja, o custo dos fatores, salários e ordenados, juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado subsídios e pensões.
Para a Renda Nacional temos que somar todas as rendas dos fatores produtivos obtidos na produção de bens e serviços, contabilizados em um determinado tempo.
As renda de fatos são devidas as serviços prestados pelos fatores de produção.Cada unidade monetária do PNB e uma unidade de vendas finais , caso não ocorra outros débitos contra o PNB que possam causar divergências entre ele a moeda nacional, mas sempre vão permanecer os dois conceitos estreitamente ligados.
Renda pré-fixada é aquela cujo valor é definido no ato de uma aplicação financeira.
Renda Pós-fixada é definida ao final do período de aplicação.
Rendas correntesou rendas permanentes, são rendas que provêm ordinariamente de salários, pensões, juros.
Rendas extraordinárias são rendas eventuais, que provêm, por exemplo, de heranças, doações e outras entradas.
No Brasil, os rendimentos são tributados de acordo com a classificação da legislação do imposto de renda.
Para os ganhos do trabalho (cujos critérios para apuração são considerados injustos pormuitos contribuintes), é adotada uma tabela progressiva. Para ganhos do capital, há uma alíquota pré-determinada.







Investimento

Pose-se dizer que é a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva instalações, máquinas, transporte, infraestrutura ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucrosobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamenteligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
"Investimento" também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis). Os investimentos podem ser: Independentes ou Dependentes.
Dois investimentos A e B dizem-se independentes quando as receitas...
tracking img