Supervisao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é falar sobre o estudo da disciplina Tópicos Especiais em Supervisão Escolar, sendo que nesse guia é apresentado o trabalho do supervisor escolar, suahistória e como hoje sua função interfere para um bom andamento dos trabalhos nas escolas. Propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalhodidático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem. Neste plano, tem a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando eesclarecendo a atuação da supervisão pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola. Este plano é flexível de acordo com as necessidades reais da escola e de toda a clientela nelaatendida.
Organizadora e professora conteudista: Esp. Inayá Maria Sampaio.
6° período de Pedagogia, módulo III.

DESENVOLVIMENTO

O processo de estudo do guia Tópicos Especiais em SupervisãoEscolar foi muito bom, sendo que foi um pouco aprofundado através de pesquisa feita em alguns livros e revistas escolares que abordam o assunto. Não são muitas as reportagens que trazem como destaqueo supervisor escolar, talvez ainda haja a idéia de que o supervisor seja um gerente ou guarda que observa e cobra de todos um bom trabalho, mas essa visão já está ultrapassada. Entende-se hoje, que aatuação do supervisor deve ser no sentido de oportunizar ao professor o tempo e o espaço necessários à reflexão, individual e coletiva, de sua própria prática, para que ele relacionando-se com ateoria, possa criar novas teorias, que fundamentarão novas práticas.
De acordo com Saviani 2003, a função do supervisor escolar surgiu quando se colocou a figura de orientador pedagógico e estimulador decompetência técnica, ao invés de mero fiscal de falhas e aplicador de punições.
Medina 1995, reforça a responsabilidade deste profissional com relação à pratica pedagógica exercida na escola:...
tracking img