Historia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O período final do Século XX, em especial a década de 1990, e o inicio do século XXI, foi marcado por um processo de integração cultural e econômica nunca antes presenciados em tal escala na história da humanidade. Estamos nos referindo é claro ao processo de “Globalização da Economia”, que entre outras coisas trouxe um aumento do comercio internacional aparentemente semprecedentes, trouxe também um aumento da difusão e da aplicação de idéias de cunho liberal. Idéias e ações que uma vez postas em prática retiram e limitaram a ação do Estado em áreas em que concorriam com a iniciativa privada, ou que por essa poderia ser conduzida, como a produção industrial e o setor de serviços.
Existem muitos acadêmicos que sendo mais entusiastas chegam a acreditar que a globalizaçãodefine o inicio de uma nova era da historia humana, um novo período histórico. Dentro destes novos tempos que esse arvoraram, podemos apontar a existência da iniciativa privada ou seja das organizações empresariais como sendo a mola mestra da sociedade e da cultura ocidental contemporânea. Sendo assim o estudo da existência destas organizações empresariais torna-se um fator de entendimento e decompreensão desta mesma sociedade e cultura.
Para procurar se compreender os tempos atuais deve-se também compreender a célula base destes novos tempos, que é a empresa. O estudo e a compreensão da historia individual de cada empresa, considerando-se o devido contexto histórico social da atuação de cada uma apresenta-se como uma necessidade essencial.
Vivemos em uma época globalizada em que oconhecimento, entendido de forma ampla ou mesmo restrita, é essencial a sobrevivência de cada empresa. A História Empresarial é hoje considerada uma ferramenta de condução, resgate e manutenção dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidos por cada organização empresarial.
O presente artigo procura então, como seu objetivo principal, destacar e demonstrar a importância das empresas para asociedade ocidental e também procura apontar o significado e a importância da utilização da História Empresarial por estas organizações. Partimos, para a construção deste trabalho, de uma pesquisa bibliográfica e da análise deste material levantando. Levamos em conta que existe ainda pouco material sobre este assunto no Brasil, talvez devido ao preconceito da maioria dos historiadores acadêmicosa respeito do capitalismo, sistema do qual a empresa é a alma.

2. ORIGEM
A atividade empresarial, existe, pelo menos desde a época em que viveram os antigos sumérios na Mesopotâmia, possivelmente há cerca de seis mil anos, desde que o homem necessitou do trabalho ou dos produtos de outro homem pra atender as suas necessidades. Os sumérios mantiveram trocas comerciais em grande quantidade eescala, Praticamente com todos os povos com quem chegaram a manter contato ou conhecimento.
A visão sobre o comercio e sobre a sua perspectiva ética, ao longo da história tem sido quase que sempre vista com muita negatividade, se considerada em sua totalidade. A visão negativa em relação ao comercio e a atividade empresarial, somente começaram a sofrer maiores alterações conceituais quando ocapitalismo passou a consolidar-se de maneira definitiva a partir do século XVI, com a Revolução Comercial. A mudança na perspectiva religiosa, empreendida pela Reforma Religiosa Protestante em plena Idade Moderna, fez com o trabalho e os lucros obtidos no comercio passassem a ser encarados de maneira positiva e valorizados como um dos sinais da benção. João Calvino, reformador francês, e os puritanosingleses, passaram a pregar abertamente e afirmativamente as virtudes e as vantagens da poupança e do espírito de iniciativa empresarial.
As organizações empresariais são, portanto, consideradas essenciais para a existência da sociedade e para o desenvolvimento humano. Não poderíamos imaginar uma sociedade complexa como nos é apresentada à sociedade ocidental ou mesmo considerar a existência...
tracking img