Super aquecimento dos pc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Figura 1: Três tipos de ventoinhas. As duas da esquerda são as melhores e a da direita, a pior.

Figura 10: Outro dissipador "turbinado", com quatro ventoinhas.

Figura 2: No processador Pentium II in-a-box a ventoinha já vem integrada ao corpo do processador.

Figura 3: Correta circulação de ar em um gabinete.

Figura 4: Circulação de ar em um gabinete com a ventoinha invertida.Figura 5: Local para a instalação de uma segunda ventoinha (parte frontal do gabinete).

Figura 7: Espuma antiestática não deve ser instalada embaixo da placa-mãe!

Figura 6: Outro local para a instalação de uma segunda ventoinha (parte traseira do gabinete).

Figura 8: Forma correta de se passar o cabo da chave liga-desliga em gabinetes AT.

Olhando pelo lado de dentro do gabinete, podemosvisualizar os dois ventiladores que colocamos para forçar a retirada do ar quente do interior do gabinete. Outro ponto interessante a ser notado é o pequeno toroide (o objeto metálico em forma de um anel, próximo ao ventilador do cooler), de modo a filtrar possíveis ruídos na alimentação de 12 Volts.

Figura 9: Dissipador com duas ventoinhas, para Pentium II, Pentium III e Athlon.

1

Este é oduto existente na lateral do gabinete de modo a permitir correta ventilação do processador.

Gabinete com duto lateral para entrada de ar. Tudo bem que o uso do duto lateral é recomendado pela Intel desde o lançamento do Pentium 4 Prescott, e é comum em quase todos os gabinetes atuais. Tudo bem que o uso de um ventilador traseiro, operando como exaustor, na parte traseira do gabinete, éobrigatório desde a época dos primeiros modelos de Pentium 4 e Athlon. Tudo bem que tanto a Intel quanto a AMD recomendam fontes de alimentação com ventilador interno, puxando o ar quente em torno do processador. Mesmo com tudo isso o Pentium 4 EE ainda ficava muito quente, então foi preciso usar o cooler Thermaltake ao invés do cooler Intel Box. Também foi preciso manter o computador operando em ambienterefrigerado a 21°C.

Nesta foto podemos ver o duto posicionado logo acima do sistema de ventilação (Cooler) do processador Pentium 4. Este duto cria um caminho direto do ar, entre o ventilador do processador e o meio externo

Instale um cooler “PCI” – Para gabinetes antigos que não têm locais para instalação de ventiladores adicionais, uma boa redução do aquecimento pode ser obtida com ainstalação de um “cooler PCI”. Normalmente são usados para captar o calor gerado pela placa de vídeo e expulsá-lo pela parte traseira do gabinete, mas também pode ser usado para puxar o ar quente do gabinete como um todo. São encontrados com facilidade no comércio brasileiro. Esse tipo de cooler é aparafusado na parte traseira do gabinete, como se fosse uma placa, porém obviamente não fica encaixadoem slot algum, somente na fonte para alimentar seu ventilador.

Nova tecnologia permite resfriar processadores através de líquidos em dutos com espessura de cabelo.Pesquisadores da IBM revelaram em Berlin o protótipo 3D de um processador que possui um sistema integrado de resfriamento líquido. A tecnologia consiste em adicionar água entre cada camada do processador, permitindo a fabricação deprocessadores mais velozes produzindo menor quantidade de calor. Os dutos por onde o líquido passam possuem espessura de apenas 50 microns, semelhante a um fio de cabelo.

2

• Nem sempre, quem montou o sistema aplicou “Pasta Térmica” entre o corpo do processador e o dissipador de calor. A Pasta Térmica melhora a transferência de calor entre as partes. Ela é facilmente encontrada nas empresasque vendem partes de computadores.

Diferentemente do que muitos pensam, os coolers e dissipadores não são tão novos assim. Os dinossauros dos computadores, os chamados "Mainframes" já tinham os coolers tamanho família, Dissipadores, e uma coisa que poucos sabem mas em 1990 o IBM ES/9000 já tinha um sistema de water cooling. Para quem não sabe o que é water cooling, ele é um sistema de...
tracking img