Supercomputadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUPERCOMPUTADORES



Índice


1. HISTÓRIA – COMO SURGIU O SUPERCOMPUTADOR 4
2. COMO FUNCIONA 5
3. EVOLUÇÃO 6
3.1 TIPOS DE COMPUTADORES 9
3.2 CURIOSIDADES 10
4. CONCLUSÃO 10
4.1 - Sistema operacional: Linux 17


1. HISTÓRIA – COMO SURGIU O SUPERCOMPUTADOR
Os primeirossupercomputadores começaram a surgir na década de 60, alias uma década de muitos avanços, já que no final da década de 50 foi feita a transição das válvulas para os transistores. Cada transistor era centena de vez menor que uma válvula, era muito mais durável e tinha a vantagem de gerar pouco calor.
Todos os computadores da década de 60 já utilizavam transistores, o que permitiu o desenvolvimento dosprimeiros minicomputadores. Naquela época, minicomputador era qualquer coisa do tamanho de um armário, com uma capacidade de processamento inferior ao de uma agenda eletrônica atual, e das mais baratinhas.
Os computadores de grande porte, porém, continuaram a ser desenvolvidos, passando a serem chamados de super computadores. O primeiro super computador para fins comerciais foi o CDC 6600, quefoi seguido pelos IBM 360/95 e 370/195.
Na década de 70 surgiu uma nova revolução, os microchips, formados por alguns milhares de transistores. Um microchip sozinho oferecia uma capacidade de processamento equivalente à de um minicomputador, mas em compensação era escandalosamente menor e mais barato. Surgiram então os primeiros microcomputadores.
Os super computadores da década de 70 já eramcentenas de vezes mais poderosas do que os produzidos uma década antes, os principais modelos foram o CDC 7600, o BSP, produzido pela Burroughs e o ASC da Texas Instruments.
Estes sistemas atingiram a marca de 100 megaflops, ou seja, 100 milhões de cálculos de ponto flutuante por segundo. Esta é a mesma capacidade de processamento de um Pentium 60, a diferença é que o Pentium surgiu quase 20 anosmais tarde.
No final da década de 70 sugiram os super computadores Cray, produzidos pela Seymour. O primeiro da linha, chamado de Cray 1 processava 100 megaflops, porém o Cray-XMP atingiu a incrível marca de 1 Gigaflop, no início da década de 80. Esta é uma capacidade de processamento próxima à de um Pentium II 350.

Os super computadores desta época foram usados principalmente na corridaespacial, aliás, eles foram os principais responsáveis pelo sucesso do programa espacial Americano sobre o Russo. Uma viagem espacial demanda um número absurdo de cálculos. Os Americanos tinham computadores melhores que os Russos, o que antecipava seus lançamentos.

2. COMO FUNCIONA

Normalmente os considerados super computadores, tem um tamanho muito maior do que um computador comum. Dessasmaquinas a mais rápida atualmente com velocidade de 20 petaflops é o supercomputador Titan, é usado em pesquisas sobre mudanças climáticas, eficiência energética e também de materiais.
As aplicações são várias, englobando principalmente pesquisas científicas, aplicações militares e diversos tipos de aplicativos financeiros e relacionados à Internet; aplicativos que envolvem uma quantidade absurdade processamento, e claro, são necessários para instituições que podem pagar muito mais do que 5 ou 10 mil dólares por um computador o mais rápido possível. Existindo demanda, aparecem os fornecedores.
Atualmente, todos os supercomputadores são construídos com base em praticamente os mesmos componentes que temos em micros de mesa, memória, HDs e processadores, Intel, IBM ou AMD. Ao invés deusar apenas um disco rígido IDE ou SATA, como num micro de mesa, um supercomputador utiliza um array de centenas de HDs, sistemas semelhantes ao RAID, mas numa escala maior, que permitem gravar dados de forma fragmentada em vários discos e ler os pedaços simultaneamente a partir de vários HDs, obtendo taxas de transferência muito altas. Processadores e memória RAM geralmente são agrupados em nós,...
tracking img