Comportamento consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A clorofila chegou à economia (FE 2008)
por Manuel Caleiro a Sexta-feira, 20 de Agosto de 2010 às 21:39

Se dúvidas subsistissem ainda, a tensão vivida no país com a paralisação dos camionistastê-las-ia dissipado. A extrema dependência dos combustíveis fósseis é, de facto, uma das grandes vulnerabilidades da nossa economia e da nossa sociedade como um todo. O desenvolvimento de Portugal está àmercê de um factor externo, o petróleo, não havendo, como se vê, a possibilidade de accionar um plano B, caso o precioso líquido negro escasseie.
 
O actual choque petrolífero é um aviso à“navegação”, um sinal de alerta para a necessidade imperiosa de mudar os padrões de consumo energético, quer por parte das empresas, quer por parte dos cidadãos em geral. E, neste sentido, a crise que vivemospode, paradoxalmente, abrir novas janelas de oportunidades para os empresários. É que o futuro passa inequivocamente pela chamada “Economia Verde”, um modelo de desenvolvimento que envolve produtos eserviços que contribuem para a eco-eficiência energética.
 
Exemplos não faltam de negócios verdes, embora para os pôr em prática – e isto é outro sinal dos tempos – seja indispensável o recurso aoconhecimento. A “Economia Verde” exige conhecimento avançado, que é o mesmo que dizer uma aposta na inovação e na investigação e desenvolvimento tecnológico. Ora, isto pressupõe, por seu turno, umempreendedorismo qualificado, algo que a ANJE tem insistentemente defendido como via para o reforço da competitividade do tecido produtivo português. Hoje, os empreendedores têm de estar, intelectual etecnicamente, qualificados para operar na Sociedade do Conhecimento, o que implica capacidade de inovação, domínio das TIC, competências ao nível da I&DI e consciência das responsabilidades sociais que aactividade empresarial encerra.
 
Para adquirir “brainware” no promissor campo dos eco-negócios, os empreendedores devem cuidar da sua formação, gizar uma estratégia de negócio consistente e...
tracking img