Subjetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia os textos da Elizete Passos. (capítulo 2 páginas 31 a 49) e a Apostila de Filosofia e Ética das páginas 36 a 59. A partir da leitura dos dois textos básicos, complemente a tabela apresentada na página 58. Você deve utilizar outros textos para enriquecer sua comparação. Após, responda as perguntas da página 60. Períodos Históricos Principais Características Filosofia Antiga
Períodoprésocrático origem do mundo, período socrático o homem, período helenístico as doutrinas. Sócrates, Platão e Aristóteles, Santo Agostinho.

Filosofia Medieval Filosofia Moderna
Estreita relação entre filosofia e religião, ou melhor, entre filosofia e teologia. Justino, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes, Gregório de Nazianzo, Basílio, Gregório de Nissa. Sustenta-se que só na comunidade cristãpoderá ser feito o bem. Justificar as chamadas verdades reveladas da Igreja Cristã e da Religião Islâmica, tais como a da existência de Deus, a imortalidade da alma etc. Relação entre fé e razão. O homem é visto como parte da natureza e pode agir sobre ela através da alquimia, da magia natural e da astrologia. René Descartes, George Berkeley, René Descartes, John Locke, Berkeley, David Hume,Immanuel Kant. Ocorreu um intenso sincretismo entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas. "Mundo exterior" (a realidade externa à nossa mente) não é um problema.

Filósofos

Religião

Racionalização de uma verdade religiosa. A produção do saber: uma atividade incomum, em geral pouco lucrativa.

Saber mais importante

Principais problemas discutidos

Política

Compreender ascoisas a partir da totalidade, isto é, abranger toda realidade, sem excluir partes e sem dividi-la em pormenores. O político deve saber cardar e fiar, porque um dos seus afazeres maiores é conseguir misturar o tecido maior e melhor com o menor e o pior (e encontrar o equilíbrio).

Independência excessiva de qualquer autoridade, o menosprezo completo da tradição científica. “Na organização doEstado, o homem concentra seu poder sobre o homem em um único cargo oficial”.

O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção.

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a idéia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos sãoantropocêntricos. Filosofia antiga é o período compreendido entre o surgimento da filosofia e a queda do Império Romano. A filosofia antiga nasceu de uma necessidade em explicar o mundo com explicações reais, sem buscar explicação no mitológico, no incompreensível; derrubando assim o mito para introduzir uma nova forma de analisar e compreender o mundo e seus fenômenos. O primeiro filósofo foi Talesde Mileto. Originalmente, todas as áreas que hoje denominamos ciências faziam parte da Filosofia: expressão, no mundo grego, de um conjunto de saber nascido em decorrência de uma atitude. E, de fato, tanto Platão, no Fédon, quanto Aristóteles, na Metafísica, puseram na atitude admirativa, no admirar tò thaumázein, e também no páthos ("um tipo de afetação, que pode ser definido como umestranhamento"), a archê da Filosofia. "No Teeteto, Sócrates diz a Teodoro que o filósofo tem um páthos, ou seja, uma paixão ou sensibilidade que lhe é própria: a capacidade de admirar ou de se deixar afetar por coisas ou acontecimentos que se dão à sua volta". O thaumázein, assim como o páthos, tem a ver com "um bom ânimo ou boa disposição (...) que levou certos indivíduos a deixar ocupações do cotidianopara se dedicar a algo extraordinário, a produção do saber: uma atividade incomum, em geral pouco lucrativa, e que sequer os tornava moralmente melhores que os outros”. Na Idade Média, ocorreu um intenso sincretismo entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas. De fato, uma das principais preocupações dos filósofos medievais foi a de fornecer argumentações racionais, espelhadas nas...
tracking img