Subjetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAL O CONCEITO DA SUBJETIVIDADE DENTRO DA PSICOLOGIA?
Subjetividade é algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, é um tema que cada indivíduo põem interpretar da sua maneira, que ésubjetivo. Subjetividade diz respeito ao sentimento de cada pessoa, sua opinião sobre determinado assunto.
Subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, por exemplo, gosto pessoal, cada umpossui o seu, portanto é algo subjetivo. O tema subjetividade varia de acordo com os sentimentos e hábitos de cada um, é uma reação e opinião individual, não é passivo de discussão, uma vez que cadaum dá valor para uma coisa específica.
A subjetividade é formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. O tema da subjetividade é bastante debatido eestudado em psicologia, como ela se forma, de onde vêm, e etc.
Em verdade o conceito de subjetividade passa do campo da psicanálise para os domínios das psicologias na primeira metade do séculopassado, mas é somente no seu final que ele se despe de um sentido naturalizado e substancializado de interioridade, passando a ser pensado em termos históricos, sociais e políticos – como produção desubjetividade – apresentando-se contemporaneamente como objeto possível para muitas psicologias de cunho crítico, como alternativa a uma problematização da "identidade", exatamente por buscar dar contadas diferenças. Esta perspectiva histórica-política da subjetividade ganha destaque neste momento em decorrência do declínio do conceito de identidade, que se esgota numa exaltação ao "idêntico": estemovimento de se repetir, de se fazer idêntico a si mesmo para facilitar a visibilidade social e permitir a localização e captura pelos poderes. Visibilidade de duas vias: do sujeito que se repete e sereconhece idêntico a si mesmo, e que neste movimento se expõe à vista dos outros, tornando-se identificável e capturável pela lei, pela norma, pela moral. Questão política esta, portanto, ligada a...
tracking img