Redes atm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes ATM
Conceitos
ATM (Asynchronous Transfer Mode) tornou-se sem dúvida um “boom” em soluções para comunicação de dados. Sua primeira atração é a possibilidade de se poder trabalhar com eficiência em velocidades altíssimas, variando desde 50 Mbps até mais que 1 Gbps. Ainda mais, com a tecnologia ATM é possível aplicar comunicações tanto para tráfego LAN e WAN. Com isto, consegue-se com estatecnologia estender sua aplicação para todos os tipos de arquiteturas. O conceito fundamental é que todos os tipos de dados (incluindo voz, dados, vídeo, fax e etc...) são colocados dentro de uma pequena célula de tamanho fixo de 53bytes. Os primeiros 5-bytes da célula são chamados de cabeçalho (endereço, tipo de dados, e checagem de erros) e os restantes 48-bytes da célula estão destinados aotransporte dos dados de usuários (ex: pacotes, frames ou outro tipo de fluxo de informação).

Célula
De acordo com o modelo de referência Open Systems Interconnection – OSI para interconexão de sistemas abertos de redes, na camada de rede as Unidades de Informação – UI são chamadas “pacotes” (packets) e na camada de enlace de “quadros” (frames). Como exemplo pode citar quadros Ethernet, Token Ringe Frame Relay e pacotes IP e IPX. Normalmente existe uma relação 1:1 entre eles, ou seja, um pacote IP normalmente é transportado por um quadro Ethernet. Falando de uma maneira geral, as UI que circulam pelas redes possuem duas características básicas: 1. tamanho variável para adaptar eficientemente a quantidade de dados a ser transmitida e 2. tamanho máximo muito grande, tipicamente maior que 1k.A principal dificuldade em tratar pacotes e quadros está no fato do tamanho ser variável. A idéia de trabalhar com UI de tamanhos fixos, chamadas de “células” é atraente, pois os equipamentos usados para juntar ou compartilhar fluxos de informação, chamados multiplexadores, possuem uma eletrônica capaz de manipular células com facilidade e rapidez. Sendo assim, a questão está em definir o tamanhodesta célula, e este foi um dos principais temas de discussão em meados dos anos 80, particularmente pela International Telegraph and Telephone Consultative Committee – CCITT. Cada célula deve conter duas partes: um cabeçalho (cell header) que caracterize a origem, o destino e demais parâmetros relevantes e uma segunda parte contendo os dados propriamente ditos (payload). Para o usuário da redeeste cabeçalho pode ser considerado um overhead e deve ser minimizado. Pensando em quadros Ethernet, foi sugerido um tamanho de 1500 bytes para payload.

Após esta breve história, podemos concluir que uma característica do ATM é o uso de células de comprimento fixo ao invés de pacotes de tamanho variável utilizado pela tecnologia Ethernet. A célula ATM é composta de 53 bytes, sendo 5 destinadosao cabeçalho (header) e 48 aos dados (payload). Em mensagens longas, várias células são enviadas e quando os dados forem menores que 48, em geral na última célula, o restante é preenchido com caracteres espúrios.

Vantagens e Desvantagens
A principal vantagem da utilização de células de tamanho fixo está na maior facilidade de tratamento dado por hardwares baseados em chaveamento (switches),quando comparado à quadros de tamanhos variáveis. A desvantagem está na maior quantidade de cabeçalhos acarretando um enorme overhead no meio de transmissão chamado de “cell tax”. Em conexões de alta velocidade isto é pouco relevante, ao contrário de circuitos mais lentos como 56-64kb/s ou DS-1 e E1.

Endereçamento
O esquema definido pelo Fórum ATM para endereçamento de endpoints switches em umarede ATM particular foi modelado depois de definido pela OSI Network Service Access Point – NSAP e especificado em ISO-8348 (CCITT X.213). Existem 3 formatos de endereçamento ATM: 1 DCC (Data Country code); 2. E.164 (Specific Integrated Service Digital Network Number); 3. ICD (Internetional Code Designator); cujo primeiro byte é 39, 45 e 47, respectivamente.

O endereço ATM só é usado durante...
tracking img