Subdesenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O subdesenvolvimento é um termo que é usada em frequência para definir o subdesenvolvimento económico de um país, cujos assuntos envolvem e incluem a falta de acesso da população em geral à oportunidade de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia.
Existem países subdesenvolvidos, não por razões naturais pela força das coisas mas, por razões históricas pela força dascircunstâncias. Circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e económico que manteve estas regiões à margem do processo da economia mundial em rápida evolução. O subdesenvolvimento não é ausência de desenvolvimento mas, o produto do tipo universal do desenvolvimento mal conduzido.
É a concentração abusiva da riqueza, sobretudo neste período histórico dominadopelo neocolonialismo capitalista que foi o factor determinante do subdesenvolvimento de uma grande parte do mundo: as regiões dominadas sob a forma de colónias políticas directas ou de colónias económicas.
O subdesenvolvimento é o produto da má utilização dos recursos naturais e humanos realizados de forma a não conduzir à expansão económica e a impedir as mudanças sociais ao processo daintegração dos grupos humanos subdesenvolvidos dentro de um sistema económico integrado. Só através de uma estratégia global do desenvolvimento, capaz de mobilizar todos os factores de produção no interesse da colectividade, poderão ser eliminados o subdesenvolvimento e a fome da superfície da terra.
O maior de todos esses erros foi considerar o processo do desenvolvimento em toda parte como semelhante aodesenvolvimento dos países ricos do Ocidental. Uma espécie de etnocentrismo conduziu os teóricos do desenvolvimento a assentar as suas ideias e estabelecer os seus sistemas de pensamento em concepções de economia clássica que ignoravam quase totalmente toda realidade socioeconómica das regiões de economia ocidental capitalista uma economia socialista em elaboração acelerada e uma rede deabastecimento e de venda no resto do mundo.





Factores de subdesenvolvimento
Factores externos

O subdesenvolvimento: na maior parte das regiões do globo é em grande parte um reflexo ou consequência do desenvolvimento do capitalismo.
Desta perspectiva o subdesenvolvimento não pode ser visto como um atraso. Nesta senda podemos dizer que há diferentes caminhos ou grupos, como por exemplo ogrupo de Economias desenvolvidas centrais, esta vai dominando e arrastando um outro conjunto de economias subdesenvolvidas periféricas e dependentes que na verdade não evoluem nem qualitativamente nem quantitativamente da mesma forma do núcleo central.

A expansão do comércio internacional
O comércio internacional é um dos aspectos que contribui para a situação de subdesenvolvimento.
Após asegunda guerra mundial, o comércio faz-se cada vez mais entre os países ricos.
A participação das economias subdesenvolvidas do comércio internacional teve uma quebra bastante grande.
A participação no total das exportações passou cerca de 30% em 1950 para 17% em 1970.
Em compensação, a participação dos países desenvolvidos passou cerca de 50% para cerca de 70%. Contudo a composição dasexportações dos dois grupos de países não se alterou.
A troca de produtos entre dois países efectua-se segundo uma relação denominada a razão de troca.
As razões de trocas podem ser calculadas em quantidades ou em valor.
T= 100 x…………………………………………………………………………………………………………………….


O processo de acumulação do capital
Indispensável ao desenvolvimento capitalista a acumulação de capital processa-se de formadiferente nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Nestes últimos tempos a acumulação de capital é dominada e condicionada pelos interesses fundamentais dos primeiros.
O processo de acumulação de capital dos países desenvolvidos é incrementado por uma certa “divisão internacional do trabalho” em que as economias subdesenvolvidas asseguram o fornecimento de matérias-primas e alimentos...
tracking img