Stuart mill: vida e obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução.
Stuart Mill nasceu na Inglaterra em meio ao seu desenvolvimento industrial, viu o crescente desenvolvimento do capitalismo na Europa, inclusive a sua expansão de domínio sobre outros continentes, é imprescindível para que se compreenda sua obra que conheçamos também sua vida, por isso dedicaremos parte do nosso estudo a biografia de Mill.
Em seus estudos Mill procurousintetizar as sociedades fazendo uso de seus conhecimentos por ter participado do processo industrial inglês e ainda ter passado longo período na França, Mil teve condições de observar as sociedades por outra ótica.
Suas idéias sobre Economia Política, que nasceu em meio ás contribuições da forte carga de estudo que obteve com seu pai, possibilitaram o autor de fazer análise sobre os fatoreseconômicos mais questionados, renda, capital e salário, Mill observou em meio aos seus estudos utilizando-se do trigo o que ocorria com cada um desses fatores quando um variava e outros permaneciam constantes.
Discutiremos a questão da teoria do valor em Mill e outros clássicos, relevando a sua importância e a evolução que ocorre no pensamento econômico.
Notaremos também o seu liberalismoextremado que deseja reduzir a atuação do Estado na economia para que esta segundo ele pudesse se desenvolver. Num determinado momento o progresso chegaria ao fim e a economia deixaria de crescer sendo então apresentado o Estado Estacionário. Mesmo estado já apresentado em Ricardo tentaremos observar cada contraponto entre as duas teorias.
Procuraremos fazer uma breve demonstração acerca decada fator acima citado sempre a luz das idéias e teorias de Stuart Mill, procurando ainda observar como a sua vivência influenciou o seu pensamento.

2. A vida
Stuart Mill é um dos últimos autores da Escola Clássica Inglesa. Nasceu em Londres no dia 20 de maio de 1806, e faleceu no mesmo local em 1873. Era filho de James Mill, que foi responsável por sua educação, ainda com três anos deidade começou a estudar grego, tendo como conseguinte o latim, a matemática e a filosofia. Com onze anos ajudou seu pai na revisão de uma de suas obras mais importantes sobre história da Índia. Aos treze anos iniciou seus estudos de economia, lendo, por recomendação do pai as obras de Smith e Ricardo. Viveu seu décimo quarto ano na França, onde ficou hospedado na casa de Samuel Bentham. Na Françadeu continuidade aos seus estudos de cálculos diferenciais, química, biologia e botânica.
Retornou a Inglaterra em 1821, onde sofreu forte influência das ideias de Jeremy Bentham. Em 1822 começou a trabalhar na Companhia das Índias Orientais, onde auxiliava o responsável pela correspondência. Passou por diversos cargos, chegando a diretor presidente, cargo de maior importância na empresa, noano de 1856, permaneceu no cargo pelo período de dois anos, quando a companhia foi fechada pela então Rainha Vitória.
No ano de 1830 conheceu Harriet Hardy Taylor, defensora dos direitos da mulher por quem se apaixonou. Devido ela ser casada, só pode casa-se com ela 21 anos depois, quando ela ficou viúva, a influência de Harriet Hardy Taylor sobre as idéias de Mill foi bastante expressiva,não sendo ainda mais forte pelo falecimento da esposa, apenas sete anos após o casamento.
Sua obra também sofreu influencias de Ricardo, Bentham, Carlyle e Comte de quem foi amigo pessoal, durante o período em que esteve na França teve contato com Jean Baptiste Say por quem seu pensamento foi fortemente influenciado.
Concorreu ao Parlamento Inglês, onde foi eleito e ocupou uma cadeira entreos anos de 1865 e 1868, quando se retirou da vida publica.
Faleceu em 1873 deixando enormes contribuições nos campos da Lógica, da psicologia, Do Direito, da Economia e da Política. Sendo considerado por muitos um dos principais expoentes da Economia Política.
Nós, no entanto, iremos nos atentar as suas influências no campo da Economia. Por volta de 1844 Mill publicou a obra Ensaios...
tracking img