Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
John Stuart Mill

Introdução
Neste 2ºperiodo, na disciplina de Filosofia abordámos as Dimensões da ação humana e dos valores. A partir deste tema, estudamos outras vertentes filosóficas como a ética e a moral, o outro, as instituições e inclusive e em pormenor a filosofia moral utilitarista de John Stuart Mill e de Immanuel Kant. Ambos tinham a sua perspectiva filosófica, mas muito diferentesuma da outra, apesar de se enquadrarem no mesmo contexto histórico e cultural da Idade Moderna, que surgiu com o Renascimento. Mas foi através do Iluminismo - ou Era da Razão, isto é, movimento cultural de elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento precoce. Promoveu ainda o intercâmbio intelectual e foicontra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Era visto como o fim das trevas e a reafirmação do poder humano. – que Mill e Kant se viram condicionadas a criar novos fundamentos para a Moral. Por outro lado, estes dois filósofos defendiam um tipo de ética em particular. John Stuart Mill defendia uma Ética Teleológica - ética consequencialista. Isto significa que a boa acção se deve medirpelas consequências. Ou seja, o fim da acção é o que determina todo o agir. – e Immanuel Kant defendia uma Ética Deontológica - ética que valoriza a intenção da acção, de acordo com o dever, independentemente das consequências.
Em particular abordarei e as principais fases da vida de John Stuart Mill, as influências que o encaminharam no futuro e a sua Filosofia moral Utilitarista.

Vida eobra de John Stuart Mill

John Stuart Mill nasceu em casa do seu pai em Pentonville, Londres a 20 de Maio de 1806. Filósofo, economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. O seu pai provinha de uma família humilde da Escócia e a mãe, ainda bastante jovem, era igualmente de condição modesta.
Os seus estudos foram financiados por Sir John Stuart Fettercairn até1819, uma vez que Stuart Mill surge numa época economicamente conturbada para a família Mill. Em 1809, com apenas três anos John Mill começa a aprender grego, com oito anos tinha lido as fábulas de Esopo, a Anabasis de Xenofonte, toda a obra de Heródoto, e tinha conhecimento de Lúcio, Diógenes Laërtius, Isócrates e seis diálogos de Platão. Também tinha bastante conhecimento sobre a história deInglaterra. Começou com o latim, Euclides e álgebra e foi nomeado tutor dos membros mais jovens da família; o pai é quem o instruí (rejeitando o ensino institucional, pois não frequentou formalmente nenhuma escola, nem universidade e evitando que se relacionasse com rapazes da mesma idade) visto que tinha o objectivo de fazer do seu filho um génio intelectual capaz de defender o utilitarismo do seupadrinho, Jeremy Bentham, um dos fundadores da teoria utilitarista. As obras que Stuart leu em tenra idade foram imensas, influenciando assim o seu pensamento.
Em 1820 Stuart Mill abandona a Grã-Bretanha e viaja até ao sul de França; fica hospedado em casa de Samuel Bentham, general e irmão do filósofo Jeremy Bentham; lá acompanha estudos de lógica, metafísica, química, matemática e zoologia naUniversidade de Montpellier, sendo estes dias considerados por ele os mais felizes da sua vida.
Em 1822 regressa a Inglaterra e lê o Tratado de Legislação de Jeremy Bentham; este livro será fundamental na sua formação enquanto filósofo, quer como continuador que foi quer como reformador do utilitarismo que tentou ser. Entretanto, nesta época, funda a Sociedade Utilitarista, a qual viveria poucosanos.
Harriet Taylor
Já em 1825 ocorre a substituição da Sociedade Utilitarista pela Sociedade em Debate (Debating Society).John Stuart Mill, aberto a novas influências, diverge significativamente das ideias de seu pai e do seu padrinho. No ano seguinte, uma crise e depressão abatem o físico, a psique e a moral de Mill; as razões plausíveis são o trabalho intenso, as divergências familiares,...
tracking img