Cap. 2 – a sociologia como produto histórico. (in: lemos filho, arnaldo e outros. sociologia geral e do direito. campinas: ed. alínea, 2004, p. 37 – 54)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

Cap. 2 – A sociologia como produto histórico. (In: LEMOS FILHO, Arnaldo e outros. Sociologia Geral e do Direito. Campinas: Ed. Alínea, 2004, p. 37 – 54)

1. Por que para alguns pensadores a sociologia é a “ciência da crise”?
2. Na antiguidade e na Idade Média como os problemas sociais eram explicados?
3. Como era a relação entre religião econhecimento na Idade Média?
4. Quais são os três grupos de mudanças que convergiram para a emergência de uma ciência social, segundo Florestan Fernandes?
5. Uma série de mudanças sociais e culturais ocorreu na Europa entre os séculos XVI, XVII e XVIII. Comente algumas delas.
6. O que foi o Renascimento e quais foram as principais mudanças de mentalidade que promoveu.
7. O emprego sistemático darazão (racionalismo) durante os séculos XVI e XVII foi produto das contribuições de vários pensadores. De modo geral, qual foi a grande contribuição de R. Descartes?
8. Quem foram e o que propunham os Iluministas?
9. As crises provocadas pelos acontecimentos sociais do sec. XVIII provocaram que convicção em relação ao estuda da sociedade pela ciência?
10. De modo geral, o que pretendiam ospositivistas em relação ao cenário social do sec. XIX?
11. Por que uma das características do positivismo é conhecida como “darwinismo social”?
12. Quais são as três característica básicas do positivismo segundo M. Lowi?
13. Segundo o positivismo de Saint-Simon, na sociedade industrial (capitalista) quem deveria formar a nova elite capaz de governar e organizar a sociedade?
14. Com a publicaçãode sua principal obra, “Curso de Filosofia Positivista”, o que Comte propunha em termos de uma nova ciência?
15. Comente as leis dos três estados elaborada por Comte.
16. Segundo Comte a sociedade apresentava dois movimentos vitais. Quais são? Comente.
17. Comente as principais influências do pensamento de Comte no Brasil.
















RESPOSTAS

1. Pode-se afirmar quea sociologia é ditada como a “ciência da crise” pelo fato de advir da Revolução Industrial, sobre a qual procurava dar respostas as questões sociais eclodidas.

2. Os problemas na antiguidade e na Idade Média eram explicados com concepções em princípios religiosos, relacionados ao dogmatismo católico, uma vez que a Igreja exercia substancial influência na cultura da sociedade, determinando a fécristã como fundamento das coisas

3. O conhecimento na Idade Média era marcado fortemente pela influência da Igreja, pois devido a expansão do cristianismo e seus ideais dentre a sociedade a igreja torna-se a única instituição a preconizar sobre seus valores, e, em decorrência disso, afeta o plano intelectual e cultural da sociedade.

4. Segundo Fernandes os fatores que convergiram para aemergência de uma ciência social são:
• Fatores socioculturais – mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa que contribuíram para modificar a mentalidade do europeu e sua organização como: a ascensão burguesa, a Reforma Protestante e a Revolução Industrial.
• Fatores intelectuais – mudanças ocorridas nos modos de pensar, nos ideais da sociedade. No lugar do teocentrismo nasce oantropocentrismo empregando uma nova atividade intelectual, o racionalismo, e, por conseguinte, o iluminismo, ou ilustração.
• O sistema de ciências – mudanças ocorridas nas ciências mediante a necessidade de compreender a natureza e controlá-la, estendendo-se, também, às questões humanas; dominando as questões de mundo e de fenômenos sociais.

5. Dentre as mudanças ocorridas nos séculos XVI, XVII,XVIII temos:
• O Renascimento, o qual foi um destacado movimento que, em meio de sensíveis transformações, deixou os valores apregoados pelo pensamento medieval e apresentou valores humanistas, racionalistas, revalorizou a arte e a cultura.
• A Revolução Industrial, a qual trouxe amplo desenvolvimento tecnológico, definiu o desaparecimento da sociedade feudal e consolidou o sistema...
tracking img