Len hoffman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM BOSCO


VANDETE MARIA SONEGO
























DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE GESTÃO






















CASCAVEL
2011

1. Por que Estudar Administração:

• Você provavelmente trabarlha ou trabalhará em algum tipo de organização, e a compreensão dos administradores pode ajudá-lo a tirar conclusões sobre a eficária deseu chefe, da alta administração ou de ambos. Também poderá ajudá-lo a tomar decisões sobre a sua carreira futura.
• Mesmo que no início você ocupe uma posição não-administrativa como, por exemplo, de contador, vendedor, técnico, ou programador de computação, poderá ter a oportunidade – se desempenhar bem seu trabalho – de se tornar administrador.
• Para melhorar o modo como asorganizações são administradas, “porque todos interagem com todos”.
• Ex. Por acaso alguém não se sintiria aborrecido ao despender três horas na alfâdega só para ter sua bagagem liberada?
• Ao entrar em uma loja não ficaria perplexo se nenhum vendedor viesse antendê-lo.

2. Por que Estudar Teoria da Administração?


• As Teorias guiam as decisões da Administração – O Estudodas teorias nos ajuda a compreender os processos fundamentais, e baseados nisso a escolher uma linha eficaz de ação e prever o que acontecerá sob certas situações e ainda aplicar diferentes teorias da administração a diferentes situações.
• As Teorias dão forma à noss visão das Organizações - Mostra de onde retiramos algumas das nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas queparticipam delas.
• As teorias nos conscientizam do ambiente empresarial – à medida que se for estudando as diferentes teorias, você passará a ver que cada uma delas é produto de seu ambiente – forças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas num dado tempo e lugar. Esse conhecimento irá ajudá-lo a compreender por que certas teorias são apropriadas a diferentes circustâncias.• As teorias são de uma fonte de novas idéias - As teorias nos dão chace de assumir um ponto de vista diferente com relação as situações do cotidiano. Ainda que você se sinta mais confortável com uma teoria do que com outra, é importante perceber que não há nenhuma teoria geral unificando ou dominando esse campo de conhecimento, mas há sim uma abordagem eclética – a prática de pegaremprestado princípios de direrentes teorias de acordo com as circustâncias.


Referência: James. A.F. Stoner- R. Edward Freeman – dministração
Leon C.Megginson et al – Administração – conceitos e aplicações











3. CONCEITUANDO ADMINISTRAÇÃO

3.1 Aministração:


Conceitos:
1. Escola Funcional- que contém as visões de McFarland, de Henri Fayol e de GeorgeTerry, que podem ser assim consolidadas:


- A administração é um processo que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos (G. Terry)


2. Escola das relações humanas – que considera a administração como um processo social, porque as ações adminstrativas são principalmente concernentescom o relacionamento entre pessoas, mais do que com o direcionamento das atividades.


- Administração é o alcance de resultados por meio dos esforços de outras pessoas (L.A. Appley)


3. Escola da tomada de decisão – que contém como visão principal a dos estudiosos Peter Drucker e Stanley Vance, pelo que:


- Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e ocontrole sobre as ações dos indivíduos, para expresso propósito de alcance de metas predeterminadas ( P. Drucker)


“ Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz de recursos (materiais, financeiros, informacionais e humanos), no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais” (SILVA, 2001).


Referência – Reinaldo O. Da Silva –...
tracking img