Streptococcus mutans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Baseado em vários estudos, sabe-se que a cavidade oral é repleta de bactérias que formam diferentes ecossistemas, sendo considerada bastante complexa. Variações na região oral, como exemplo erupções de dentes, provocam mudanças na colonização, assim selecionando as bactérias mais adaptadas ao novo habitat. Em relação à cárie dentária, estudos realizados tentam descrever a interação entre aformação da placa bacteriana e a patologia. Muitos estudos já provaram a participação dos streptococcus, principalmente streptococcus mutans, como microrganismos potencialmente cariogênicos; e a importância da dieta, particularmente a sacarose, como fator imprescindível para a instalação da lesão. A pesquisa tem como objetivo analisar a produção da placa bacteriana e de ácidos pelos microrganismosisolados e em associação diante de diferentes substratos glicídicos relacionados à cárie dentária.
Para este estudo, foram coletadas a partir da saliva de escolares da região de Piracicaba, amostras de Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus. A partir disso foi feita a quantificação da placa bacteriana in vitro, através de culturas recentes desta amostra. Uma alíquota de 0,2 ml de cada uma dessasamostras foi inoculada em tubos contendo 5,0 ml de meio BHI acrescidos individualmente de 10% dos diferentes carboidratos fermentáveis (sacarose, glicose, frutose). Então, foi inoculado 0,1 ml de cada espécie a fim de que o número de células de cada uma fosse igual no mesmo inoculo e o total de células se igualasse ao das espécies isoladas.
Os tubos inoculados com as amostras de Streptococcusmutans e Streptococcus sobrinus isoladas e em associação foram acompanhadas de um bastão capilar de 4,0 cm de comprimento e com as extremidades fechadas na chama. Estes tubos foram incubados durante 48 horas em estufa em uma temperatura a 37ºC. O bastão capilar foi pesado antes da inoculação das amostras e depois do período de incubação. Com esse procedimento, foi possível quantificar a produção deplaca úmida in vitro formada por espécie em relação aos diferentes substratos glicídicos, em associação e isoladamente, permitindo uma avaliação comparativa entre elas.
A partir dessas amostras isoladas e em associação foram determinadas a capacidade de produção de ácidos, de acordo com medições continuas, em intervalos de tempo regulares, do pH do meio de cultura onde essas espécies foramcultivadas. Essas amostras foram inoculadas e incubadas a 37ºC por 24 horas em estufa. Depois desse tempo de incubação, alíquotas de 0,2 ml de cada espécie foram inoculadas em meio BHI. Então foi inoculado 0,1 ml de cada espécie com a finalidade de associar as duas espécies.
As medições foram realizadas em intervalos de tempos preestabelecidos. Sendo feita a primeira medição em três horas e asseguintes, em 6, 12, 24 e 48 horas após inoculação, possibilitando uma avaliação das quedas de ph durante todo o período de crescimento das amostras.
Os resultados obtidos na quantificação da produção de placa bacteriana in vitro – por amostras de S. mutans e S. sobrinus – cultivadas isoladamente e em associação, em meios acrescidos de 10% de diferentes substratos glicídicos – sacarose, glicose, frutosee glicose (5%) + frutose (5%) – foram os seguintes:
• Em meio acrescido de sacarose (10%):
S. mutans: 14,50 mg
S. sobrinus: 7,20 mg
S. mutans/S. sobrinus: 7,92 mg
• Em meio acrescido de glicose (10%):
S. mutans: 4,34 mg
S. sobrinus: 4,95 mg
S. mutans/S. sobrinus: 4,15 mg
• Em meio acrescido de frutose (10%):
S. mutans: 3,30 mg
S. sobrinus: 3,50 mg
S. mutans/S. sobrinus: 3,54 mg
• Emmeio acrescido de glicose (5%) + frutose (5%):
S. mutans: 3,54 mg
S. sobrinus: 2,98 mg
S. mutans/S. sobrinus: 2,93 mg

A espécie S. mutans e a associação S. mutans/S. sobrinus apresentaram a maior produção de placa bacteriana (14,50 mg e 7,92mg, respectivamente) quando cultivadas em meio de cultura a 10% de sacarose, demonstrando uma diferença estatisticamente significante em relação aos...
tracking img