Sssssssssssssssssss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC
CENTRODE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA – CCBN
Bacharelado em Engenharia Agronômica – 1º Período
2ª Lista de Exercícios de Física IX – Valor: 2,0 (dois)pontos
Prof.: Mario Luiz de Oliveira

A
B
C

A
B
1 – Uma esfera maciça, A, de peso 10 N, está ligada por um fio inextensível, C de massa desprezível, a outra esfera, B de peso 20 N. O conjunto éabandonado no vácuo, sem velocidade inicial, e executa um movimento de queda livre com o fio reto na vertical. Calcule (a) os módulos das acelerações das esferas A e B e (b) a intensidade da força detração no fio.

2 – No esquema ao lado, os blocos A e B têm massas mA = 2,0 kg e mB = 3,0 kg. Desprezam-se o peso do fio e a influência do ar. Sendo = 80 N, determine (a) o módulo da aceleração dosistema e (b) a intensidade da força que traciona o fio.

3 – O bloco da figura, de massa m = 4,0 kg, desloca-se sob a ação de uma força horizontal constante de intensidade F. A mola ideal, ligadaao bloco, tem comprimento natural (sem deformação) ℓo = 14,0 cm e constante elástica K = 160 N/m.

Desprezando-se as forças de atrito e sabendo-se que as velocidades escalares do bloco em A e B sãorespectivamente, iguais a 4,0 m/s e 6,0 m/s, qual é, em centímetros, o comprimento da mola durante o movimento?

4 – Uma pessoa de massa 70 kg entra em um elevador. No piso do elevador há umabalança, calibrada em newtons, sobre a qual a pessoa se põe de pé. Considere as situações de I a VII descritas a seguir e determine em cada caso a indicação da balança.
I – O elevador está parado;
II – Oelevador sobe ou desce em movimento retilíneo e uniforme;
III – O elevador sobe aceleradamente, com aceleração de módulo 2 m/s2;
IV – O elevador sobe retardadamente, com aceleração de módulo 2 m/s2;V – O elevador desce aceleradamente, com aceleração de módulo 2 m/s2;
VI – O elevador desce retardadamente, com aceleração de módulo 2 m/s2;
VII – O elevador cai, em queda livre, devido ao...
tracking img