Contabilidade ambiental: estudo do controle e evidenciação das informações ambientais comparadas aos relatórios sustentáveis das companhias aéreas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Ambiental: Estudo do Controle e Evidenciação das Informações Ambientais Comparadas aos Relatórios Sustentáveis das Companhias Aéreas Listadas na Bovespa














Nicolle Delaroza
Graduanda em Administração pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS

Ivan Carlin Passos
Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP/SP








RESUMO

O objetivo deste artigo éapontar como estão sendo feitos o controle e evidenciação das informações contábeis ambientais das empresas aéreas listadas na Bovespa. O presente trabalho desenvolve um estudo das principais leis e normas ambientais relacionadas aplicação da Contabilidade Ambiental na estrutura organizacional, que surgiu pela necessidade de contabilizar e evidenciar sua atividade, que direta ou indiretamenteafeta o meio ambiente, assim como demonstrar como esses relatórios ambientais estão sendo divulgados atualmente. A pesquisa foi feita em face da literatura acadêmica sobre o tema e de outros estudos feitos no Brasil. Serão apresentados também, os modelos mais utilizados pelas empresas brasileiras: o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (iBase), o Global Reporting Initiative (GRI), e oInstituto Ethos; e as análises dos dados publicados em relatórios de sustentabilidade das empresas do setor de transporte aéreo brasileiro, listadas no Bovespa. Os resultados foram apresentados de acordo com o método utilizado da empresa analisada em questão, sendo também ressaltadas a importância, viabilidade e contribuição dos modelos considerados. Em termos de conteúdo, verificou-se a falta deuma norma obrigando as empresas a demonstrarem tais resultados, assim como um modelo padrão para esta evidenciação. Conclui-se que mesmo com as dificuldades apresentadas a mensurar e divulgar as informações contábeis ambientais as empresas estão procurando caminhar para uma economia mais sustentável, e conseqüentemente para uma melhor evidenciação de sua contabilidade ambiental.

Palavras-chave:(3) contabilidade ambiental; aproveitamento dos recursos naturais; mensuração do impacto ambiental; empresas e meio ambiente







INTRODUÇÃO

Este estudo teve seu objetivo principal de divulgar a importância de se implantar a contabilidade ambiental no âmbito empresarial, apontando o atual controle e evidenciação que as companhias aéreas brasileiras utilizam para suas informações contábeisambientais das organizações.
Foi escolhida esta área, visto a crescente preocupação das empresas com as questões ambientais, onde se começou despertar a necessidade dessas a ajustarem suas atividades com suas demonstrações contábeis, surgindo então a contabilidade ambiental, que procura contabilizar e evidenciar como a atividade da empresa afeta o meio ambiente.
A ContabilidadeAmbiental é uma ciência, cujo objetivo é contabilizar os benefícios e prejuízos que determinada atividade organizacional possa trazer ao meio ambiente. Por meio dela, as organizações conseguiriam definir seus custos ambientais, registrar o patrimônio ambiental, mensurar os impactos no meio ambiente, atender as exigências legais, originar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, obterfacilidade na tomada de decisão referente às praticas ambientais, além de poder reduzir os custos e desperdícios de recursos, podendo resultar em oportunidades de lucro, entre outras.
A base deste estudo foi elaborada por meio de pesquisa exploratória, em face da literatura acadêmica sobre o tema da contabilidade ambiental, sendo utilizados livros, artigos e publicações da internet. O presentetrabalho desenvolve um estudo da legislação ambiental brasileira, e dos conceitos da contabilidade ambiental. Foram apresentados também, os modelos mais utilizados pelas empresas brasileiras: iBase, GRI e Ethos; e a análise das demonstrações publicadas em relatórios de sustentabilidade das empresas do setor de transporte aéreo brasileiro listadas na Bovespa.
A pesquisa foi dividida em seis...
tracking img