RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA 3- MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME

1415 palavras 6 páginas
OBJETIVOS
Estudo e compreensão do movimento retilíneo uniforme através de experimentos quem permitem analisar e avaliar o comportamento de um corpo com velocidade constante se deslocando em uma reta.
Aprender à tabelar os resultados obtidos nas análises e em seguida expor esses resultados em um gráfico, e saber compreender esse gráfico, e tirar as informações do mesmo.
Analisar possíveis erros ocorridos nas análises, e em seguida conseguir identificar as possíveis causas desses erros.

MATERIAL





Perfis de PVC
Cronômetro
Carrinho
Fita métrica

INTRODUÇÃO TEÓRICA
Antes de definimos Movimento Retilíneo Uniforme é importante definimos outros parâmetros importante como Espaço, Deslocamento, Movimento e Referencial.
ESPAÇO: Para podermos descrever um movimento, precisamos conhecer primeiramente a posição em que o móvel está. Essa posição é determinada pelo espaço x e é sempre medido em relação a um ponto de referência chamado origem .
DESLOCAMENTO: É a mudança de uma posição x1 para x2 é associado um deslocamento ∆x, dado por
∆x = x2 – x 2 .

equação 1

MOVIMENTO: Um corpo é dito em movimento quando seu espaço em relação a um outro corpo chamado referencial varia com o passar do tempo.
REFERENCIAL: É importante antes de analisarmos um movimento adotarmos um pontos para chamar de ponto zero da trajetória(origem) e indicarmos os sentidos dessa trajetória (sentido negativo e positivo)

FIGURA 1: Sistema de referência indicando os sentidos positivo e negativo.
1

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME: É um movimento unidimensional, ou seja o corpo se movimenta somente em uma coordenada (no caso na coordenada x), e possui velocidade escalar constante. Sua aceleração é igual a zero(pode–se dizer q o corpo não possui aceleração).
VELOCIDADE MÉDIA (MRU):Velocidade média é a razão entre o deslocamento ∆x, e o intervalo de tempo correspondente ∆t.

𝑣𝑚 =

∆𝑥
∆𝑡

equação 2

FUNÇÃO HORARIA DOS ESPAÇOS(MRU):

TEMOS QUE:
∆𝑋 =

Relacionados