Sound forge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Removendo ruídos e chiados de arquivos de áudio usando o Plug-In Noise Reduction
O Plug-In Noise Reduction é composto de quatro ferramentas que permitem a remoção de ruídos e chiados dos arquivos de áudio de uma maneira relativamente fácil. Para utilizar este plug-in é necessário ter instalado o Sound Forge ou outro aplicativo compatível com DirectX. No caso deste tutorial, será utilizado oSound Forge 6.0 ...
O Plug-In Noise Reduction é composto de quatro ferramentas que permitem a remoção de ruídos e chiados dos arquivos de áudio de uma maneira relativamente fácil. Para utilizar este plug-in é necessário ter instalado o Sound Forge ou outro aplicativo compatível com DirectX. No caso deste tutorial, será utilizado o Sound Forge 6.0.

As quatro ferramentas presentes no NoiseReduction são:

Noise Reductiom, Click and Crackle Removal, Clipped Peak Restoration e Vinyl Restoration.

Na sequência, cada uma delas será analisada e comentada individualmente:

 Noise Reduction:
Este plug-in remove ruídos de fundo das trilhas de áudio, como os existentes em várias fitas cassete, chiados provenientes de equipamentos presentes no local da gravação e aqueles que acabam sendoinseridos no som no momento da importação do arquivo para o computador.

Os passos mais recomendados para se trabalhar com o programa são os seguintes:

1. Abrir o arquivo que contém os ruídos indesejados.

2. Selecione uma amostra do arquivo que contém o ruído: isto irá agilizar o processo pois nem sempre a correção fica do jeito que se quer na primeira tentativa. Desta maneira a modificação éaplicada apenas em uma pequeno trecho do arquivo, tornando muito mais rápido o trabalho: se o resultado final não ficar bom, bastará desfazê-lo e se ele ficar OK basta colocar o cursor no início do arquivo e aplicar novamente o efeito com as configurações ajustadas previamente que deram certo naquele pequeno trecho.

É necessário desfazer para que o mesmo efeito não seja aplicado na mesmaparte duas vezes.

3. Depois clique em DX Favorites > Sonic Foundry > Noise Reduction.

4. Uma janela como a apresentada duas figuras acima aparecerá: é através dela que as configurações de eliminação de ruídos serão feitas.

A principal ferramenta dentro do Noise Reduction é a primeira na parte superior, através dela que a maioria dos ajustes são feitos.

Quanto mais se avançar obotão, mais o ruído será eliminado. Exagerando muito nesta opção, partes da música que não são ruídos podem ser perdidas - porém convém habilitar a opção Preview e ir regulando a partir do som escutado. Para a maioria dos casos, valores entre 10 e 20 dB já resolvem.

Em Attack speed e Release speed as configurações padrões são as mais recomendadas: valores muito altos ou muito baixos podem causardistorções no som.

Uma última opção que devemos nos preocupar dentro desta tela é a seguinte:

Em alguns casos os ruídos ocupam as freqüências mais altas e partes do arquivo de áudio que operam nestas freqüências - e que não são ruídos - acabam ficando prejudicados ficando "no fundo". Esta função potencializa os sons nessas freqüências e deixa-os mais audíveis ...

Após você ajustar osindicadores da maneira que melhor remova os ruídos, uma boa maneira de dar o acabamento nos ajustes é marcando a função Keep Residual Output e depois clicar em Preview:

Isto fará com que seja tocado apenas a parte que o programa está removendo, prevenindo que sejam eliminadas partes da música por descuido. Este último passo pode ser feito em todos os quatro plug-ins.

Uma última opção do programa écapturar uma imagem do ruído: para capturar a imagem, habilite capture Noiseprint e depois clique em Preview.

Uma imagem gráfica do ruído será obtida:

O gráfico mostra a Amplitude x Freqüência e através dos pontos de ancoragem é possível dizer ao programa o que é som e o que é ruído bastando modificar os pontos citados.

Todos os pontos localizados abaixo dos pontos de ancoragem são...
tracking img