Sorriso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ATO DE SORRIR
Riso ou sorriso é uma expressão facial decorrente da flexão dos músculos das extremidades da boca.

Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao gargalhar, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas e combate o estresse. Mas o riso não exercita só o rosto; elemexe com o corpo inteiro.
 
Algumas partes do corpo que são afetadas pelo riso: 

- Cérebro: o hipotálamo, centro de controle atuando na base do cérebro, libera no organismo endorfina - hormônio com propriedades analgésicas e calmantes; 

- Nariz e garganta: o ar que vem dos pulmões bate nas cordas vocais que emitem sons variados;

- As glândulas salivares e lacrimais: essas glândulasaceleram sua produção durante o riso; 

- Rosto: os músculos do rosto se contraem; 

- Coração: bate mais rápido; as artérias, após terem se estreitado, se dilatam provocando sensação de bem estar; 

- Tórax: os pulmões expelem enormes quantidades de ar em grande velocidade; o diafragma se move, provocando fortes contrações respiratórias, ajudando a respirar melhor; 

- Abdômen: os músculosabdominais se contraem com força, o que é bom para a vesícula; 

- Pernas: os músculos se relaxam e a pessoa se curva de tanto rir;

RISOTERAPIA
Dar risadas pode aumentar as defesas imunitárias, combater o estresse, problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e até depressão. Ao gargalhar, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdome, promove maior oxigenação docérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo. Por isso, pesquisas realizadas nos EUA comprovaram que ela acelera o processo de cura e diminui o tempo de internações.
Mesmo existindo há mais de 60 anos, a risoterapia, tida como complementar ficou mais conhecida na década de 90 com ofilme americano intitulado Patch Adams - o amor é contagioso. O famoso médico utiliza a alegria para incentivar a cura de seus pacientes.
De acordo com o homeopata e autor do livro A terapia do riso (Editora Pensamento), Eduardo Lambert, a alegria e o riso ajudam na resposta aos tratamentos e os mecanismos naturais de auto cura.
"O riso treme, vibra nosso corpo e nos relaxa dando uma sensação debem-estar. Ele ativa em nosso cérebro a produção de substâncias químicas que nos protegem contra acidentes vasculares cerebrais, estresse, problemas cardíacos e até depressão", afirma o médico. Quanto maior a intensidade da risada, maior será a produção dos neurotransmissores importantes para a saúde como as endorfinas e as serotoninas, que são antidepressivas.
Trabalhando há seis anos com oClube do Riso Feliz no Instituto Caminho Kyusei Kannon (CKK), a psicopedagoga Rumilda Fernandes explica que todas as pessoas podem praticar - inclusive as crianças -, e, para a especialista, rir deveria se tornar um hábito para preservar a saúde física e mental. O método não é recomendado para pessoas recém-operadas de tireóide ou abdome, sem que tenham a autorização do médico responsável. OInstituto promove reuniões semanais com grupos (de cinco a dez pessoas, geralmente) que durante aproximadamente duas horas são estimuladas a pensar de forma positiva.
Na primeira parte, são ensinadas técnicas para rir, leituras de textos cômicos, meditações, e todos levam exercícios para casa. "O processo de ‘cura’ depende da predisposição do paciente e da decisão de se ‘curar’", diz. Durante o processo,são trabalhados o bom humor, o poder da decisão, interatividade, extroversão e altruísmo. Além disso, tentam se liberar de apegos e mágoas e desenvolver a gratidão. A risoterapia pode ser aplicada por um terapeuta do riso que já tenha participado de grupos, estude o método e aprenda a prática.
INCLUA A TERAPIA DO RISO NO SEU DIA A DIA
● Durma com bons pensamentos e acorde de bom humor 
● Dê...
tracking img