Sonia livingstone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sónia Livingstone aborda a audiência e o publico, assim como as dificuldades existentes neste campo. O texto discute a necessidade de não tratar a audiência como uma massa homogénea e de considerar as características heterogéneas dos seus participantes. A autora afirma que as novas tecnologias e novas formas de acesso à informação transformaram a audiência em algo menos pasteurizado e homogéneoe equipado para encontrar formas distintas de tratar a mensagem transmitida pelos media, isso gera problemas para a quantificação. Para Livingstone é necessário repensar a relação entre as abordagens macro e micro em pesquisas de audiência. Assim sendo, a pesquisa de audiência deve encontrar coerência analítica entre os dois níveis de pesquisa (micro e macro). O resultado da pesquisa comprometido,incompleto, por focar apenas um aspecto, esquecendo-se do outro, deixando de valorizar a contribuição essencial de cada nível de abordagem. A pesquisa de audiência ao nível macro considera aspectos que não podem ser descartados, como aspectos políticos e económicos. A pesquisa ao nível micro considera aspectos pessoais do agente individual e informa a respeito de padrões de interacção no seuquotidiano.
A autora aponta e analisa cinco formas de encarar a ligação entre micro e macro nas pesquisas de audiência:
1) Adoptada por aqueles que concebem a audiência como um mercado, incluindo as abordagens comportamentais e de política económica;
2) Inclui uma diversidade de abordagens, com foco para audiências activas e criativas.
3) Oferece uma versão menos focada no agente doconstrutivismo social, no qual a audiência é vista como autónoma, mas, ainda assim, menos criativa do que a opção anterior, uma vez que os limites são estabelecidos pelo contexto macro-social.
4) Excepções à abordagem da audiência como massa, considerando a possibilidade de haver alguma forma de resistência por parte da audiência, esta opção permitem ter em conta a existência de formas inventivas deresistir, desenvolvidas pela audiência, subvertendo e modificando mensagens ou tecnologias
5) Representa a abordagem da audiência como massificada, da qual as teorias críticas partiram.
A autora explora a dificuldade de distinção entre as opções dois e quatro, que se aproximam na medida em que se considera que os receptores se apropriam da mensagem de forma criativa, activa e selectiva, abusandodos meios disponíveis. Portanto, a autora questiona onde deve ser posicionado o receptor da audiência, considerando extremos de massificação vs. Extremos de individualização. Esses extremos representam os crossroads, cruzamentos nos quais se encontram os profissionais e estudiosos de pesquisas dos media.
Livinsgtone define a opção três como aquela em que a audiência é tratada como público, numatentativa de capturar a relação entre a abordagem micro e a macro, considerando a teoria segundo a qual o sistema político é formado a partir da opção informada do cidadão pensador e crítico que socializa dentro de um ambiente liberal e democrático.
A autora sugere que os pesquisadores de media devem parar e reflectir, não sem antes olhar para trás e ver como chegaram a esse cruzamento e também nãosem considerar como seria ir em frente. Ou seja, considerar que o problema ainda não está resolvido, que não há uma abordagem mais correcta para este problema, mas que não podemos deixar de investigá-lo.
Será que é sempre de uma forma passiva? Ou é possível um telespectador com uma audiência completamente livre? Até que ponto as estratégias dos meios dominam o espectador? Como compreender osdiferentes graus de actividade da audiência?

Audiência VS. Público
Audiência, enquanto substantivo, tem os seguintes significados:
Acto ou estado de escuta,
Audição [hearing] ou entrevista formal (com o Papa, o Rei)
Oportunidade para ser escutada (dada por uma audiência);
Grupo de ouvintes ou espectadores
Leitura, audição ou visão [viewing] pública
Grupo de admiradores ardentes ou devotos
Em...
tracking img