Solos colapsiveis e expansiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario

1. Introdução .......................................................................................................... 2
2. Solos Expansíveis ............................................................................................. 3
3.1. Definição ................................................................................................ 3
3.2.Comportamento ...................................................................................... 3
3.3. Características ....................................................................................... 3
3.4. Danos e feições indicativas de campo ................................................... 4
3. Solos Colapsíveis.............................................................................................. 4
4.5. Definição ................................................................................................ 4
4.6. Comportamento ...................................................................................... 4
4.7. Características ....................................................................................... 54.8. Danos e feições indicativas de campo ................................................... 5
4.9. Soluções ................................................................................................. 5
4. Conclusão .......................................................................................................... 7
5. Referencias........................................................................................................ 8
6.10.

1. Introdução
Existem alguns solos que possuim um comportamento característico sob determina condição de umidade , os quais entre eles estão os solos expansíveis e os solos colapsíveis.
Esses solos estão muito presentes no Brasil e são causadores de muitos problemas de recalques. Devido a isso, decorre aimportância em se conhecer esses solos e e seu comportamento para que possa trabalhar-los de forma eficiente.


2. Solos Expansíveis

2.1 Definição
Desenvolvimento em volume ou também variação volumétrica do solo, seria a mais significativa característica desse tipo de solo.

2.2 Comportamento
A umidade presente neste tipo de solo, é o fator responsável por essa variaçãovolumétrica. Podendo ser positiva ou negativa, ou seja, temos a variação deste volume diretamente proprporcional à umidade. Um “inchamento” do solo com aumento de umidade e contração do mesmo com o processo de ressecamento.
O solo se torna erodível pelo fato de ocorrer uma fadiga deste mesmo pelo ciclo de umidade existente, provocando com isso o fenômeno do empastilhamento.
Este fenômeno de expansãodos solos é bem complexo, envolve umconjunto de fatores que influenciam e interagem entre si, composição das argilas (argilomineral) e fatores ambientais (clima da região, natureza do fluído, grau de saturação do solo), são fatores contribuintes. A presença dos argilominerais no solo, contribui de forma geral, na plasticidade, coesão, bem como no comportamento expansivo de certos solos argilosos.Com relação aos fatores ambientais o que se pode comentar é que a expansão é função principalmente da variação positiva da umidade em campo, ou seja, ao aumento do grau de saturação do solo.
Logo as causas externas que podem levar a expansão de um solo são: variação da umidade devido a variações climáticas sazonais (chuvas), modificação do nível freático ou das condições hidrogeológicas eredução da tensão total do solo, proveniente de escavações ou corte de taludes, senso que nesse caso as variações são mais lentas.
2.3 Características
- Argilo-minerais expansivos presente em sua composição, especialmente as montmorilonitas;
- Solos derivados de rochas ígneas e sedimentares;
- Mesmo sob umidade constante ou saturação completa, podem sofrer forte expansão quando sujeitos...
tracking img