Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentar soluções para os seguintes tipos de solos:
. Compressíveis;
. Colapsíveis;
. Expansíveis;
O solo é de fundamental importância na área da construção civil, pois é nele que se faz a maioria das obras estruturais de uma construção, é onde se faz estradas, enfim é à base de tudo. Por isso a importância de se conhecer o tipo de solo antes de se iniciar qualquer obra construtiva.Solos Compressíveis
O solo compressível é um solo que sofre bastante compressão quando submetido a um esforço, e isso é um grande problema na hora de se realizar qualquer obra, pois pode gerar muita instabilidade, e se o solo não for tratado adequadamente ocasionará a perda de todo trabalho realizado.

As características dos solos compressíveis são:
Baixa resistência
Fração Argila
Argilasmoles ou areias argilosas
Em geral com matéria orgânica

Portanto antes de se iniciar qualquer tipo de obra em um solo compressível é necessário fazer um estudo detalhado para saber qual técnica será usada para tratar esse solo e torna-lo adequado ao uso destinado.
Uma forma de tratamento de solos compressíveis é a construção de aterros, sendo assim, para efetuar esta obra deve-se levar em contaas seguintes condições: garantia de estabilidade e avaliação das deformações.
Outra forma de tratamento para este problema é a execução de drenos verticais, estes são inseridos dentro da camada de solo mole com o propósito de promover a redução dos recalques após a construção, acelerar o ganho de resistência ao cisalhamento e da capacidade de carga devido ao adensamento ao diminuir o caminhomáximo de drenagem dentro da camada de solo que está sofrendo a drenagem vertical.
Algumas técnicas para tratamento de solos compressíveis são:
Remoção da camada mole: Eficaz, rápido, oneroso, de grande impacto ambiental
Aterro sobre drenos verticais: estabilização dos recalques mais rápida, oneroso
Aterros estruturados (sobre estacas): Rápido, reduz recalques, oneroso
Colunas de solo tratado porjatos de alta pressão: Rápido, reduz recalques, oneroso


Solos Colapsíveis
Solos colapsíveis são solos que sofrem significativa redução de volume quando umedecidos, com ou sem aplicação de carga adicional.
Características dos solos potencialmente colapsíveis:
Estrutura macroporosa (fofa);
Baixo grau de saturação (não saturados);
Partículas maiores mantidas por cimentação ou por tensãocapilar; 
As intervenções visando à redução de danos a edificações devidos ao processo de colapso podem ser divididas em duas categorias: mudanças em projetos de fundações e mudanças em processos construtivos.

As mudanças de projeto dizem respeito à escolha de tipos de fundações mais apropriados para cada situação. Em geral, se pode dizer que elementos de fundação com maiores diâmetros paraestacas cravadas, diminuindo a possibilidade de flambagem na cravação, enquanto para estacas moldadas in situ a adoção de menores diâmetros associados ao lançamento de brita ou de concreto pouco plástico no funda da escavação, seguido de seu apiloamento, confere a estas estacas um considerável aumento da resistência de ponta, mesmo quando do umedecimento do solo de fundação.

Para minimizar osefeitos da infiltração da água no solo colapsível são recomendados: projetar um sistema adequado de drenagem de águas pluviais; impermeabilizar a área perimetral das casas, com a largura mínima de 1,5 m; e instalar redes de esgoto e de água no interior de dutos de proteção.

Para reduzir a possibilidade de vazamentos em redes de água ou esgoto algumas medidas podem ser tomadas tais como: instalartais redes no interior de dutos de proteção; remoção (por escavação) de uma camada de solo mais espessa que a necessária à implantação da rede e sua posterior compactação no fundo da vala; substituição das tubulações antigas de fibrocimento ou cerâmica vermelha por tubulações de PVC.

Solos Expansíveis

Solos expansíveis são aqueles que têm a capacidade de se expandir quando saturados de...
tracking img