Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS DA POÇA DE FUSÃO
Nos processos de soldagem por fusão, o metal de adição fundido é transferido para a poça de fusão aquecido a temperaturas acima de 2000ºC, sendo este misturado aometal base fundido. Durante o processo de solidificação as regiões superaquecidas passam por interações entre o metal fundido, os gases da atmosfera e escórias presentes na região do arco.
Asinterações da zona fundida envolvem a redução de óxidos que transferem oxigênio para o metal, a transferência de elementos de liga e impurezas do metal fundido para a escória, a absorção de gases como ohidrogênio pelo aço, e a formação de gases por alguns elementos como Zn, Cd, Cr, e Al.
A relação entre as intensidades das interações, das composições químicas do metal base e do metal de adição formarão acomposição final da zona fundida.
(Baseado no capítulo 5.1 do modenesi)

SOLIDIFICAÇÃO DA POÇA DE FUSÃO
O cordão de solda é resultado da solidificação da poça de fusão e um passe de solda pode sercomparado a uma peça fundida porém o passe de solda possui características peculiares que resultam em diferenças relacionadas a estrutura de solidificação e de propriedades.
A figura a seguir fazuma comparação entro o processo de solidificação de um lingote e o processo de solidificação de um cordão de solda.
A solidificação de

ZONA FUNDIDA PARA OS AÇOS DE BAIXO CARBONO E AÇOS DE BAIXALIGA
Nos aços de baixo carbono e baixa liga a solidificação inicia-se como ferrita e durante o resfriamento a ferrita delta transforma-se em austenita. Devido as elevadas temperaturas do processo desoldagem durante o resfriamento, a estrutura sofre um grande crescimento de grão e tende a apresentar uma estrutura de grãos colunares e grosseiros similar a estrutura original de fuso da ZF. (MODENISIPAG 11)
Quando a temperatura atinge valores abaixo de 900ºC a austenita se decompõe e suas fases resultantes são basicamente ferrita, cementita e martensita.

A quantidade dos passes de solda...
tracking img