Soldagem oxiacetilenica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELETROMECÂNICA

Processo de Soldagem

ALUNOS Pablo Robson Stefano Benezaide

HISTÓRICO DA SOLDAGEM
Soldagem é a técnica de unir duas ou mais partes,assegurando entre elas a continuidade e as características mecânicas e químicas do material.
Há 5000 anos, na cidade de Ur, Caldeia, uniam- se peças de ouro, considerando o primeiro metal obtido e utilizado, por meio de uma técnica hojeconhecida como soldabrasagem . Há 3000 anos, o homem inventou o processo de forjar aquente, concentrando o calor na zona da peça que queria ligar,seguido de martelamento.

Uma das mais antigas notícias que se tem sobre a soldagem remota ao forjamento da espada de Damasco, (1300a.C. ) e ao uso de uma espécie de maçarico soprado pela boca, usando álcool ou óleo como combustível: Esta técnica usadapelos egípcios para fundir e soldar bronze, foi transmitida a gregos e romanos.

SOLDAGEM OXIACETILÊNICA
CONJUNTO DE SOLDA

REGULADORES DE PRESSÃO
Todos os reguladores de gás trabalham com o princípio de igualar a pressão em ambos os lados do diafragma de controle como é mostrado na figura seguinte.

MAÇARICO
Maçarico de solda e maçarico de corte.

PROCEDIMENTO PARA ACENDER E AJUSTAR ACHAMA
Procedimento para ligar 1 - abrir as válvulas dos cilindros de acetileno e oxigênio 2 – Girar os parafusos de ajuste dos reguladores de pressão até os manômetros apresentem as pressões desejadas. 3 – abrir o volante do acetileno 4 – acender a chama, abrir o volante do oxigênio e ajustar a chama

Procedimento para desligar
1 - Fechar o volante do acetileno 2 - Fechar o volante dooxigênio.. 3 - Fechar as válvulas dos cilindros 4 - Aliviar os manômetros 5 – Guardar os equipamentos

TIPOS DE CHAMA
Há três tipos básicos de chama "chama Redutora ou Carburante, chama Neutra ou Balanceada e chama Oxidante"
A chama Redutora ou Carburante tem excesso de acetileno. Possui pouca utilização geralmente é usada em alumínio e ferro fundido maleável.

A chama Neutra ou Balanceada tem,aproximadamente a mesma proporção ou volume de acetileno e oxigênio. Esta estrutura consiste em duas partes chamadas de cone interior e cobertura exterior. Ela apresenta um cone interior claro, bem definido e luminoso indicando que a combustão e completa. Esta chama tem um som característico de um assobio e é o tipo de chama mais usado para soldar metais
A chama oxidante apresenta um excesso deoxigênio, ela consiste num cone interior branco muito curto e uma cobertura exterior mais curta. Esta chama tem um som característico tipo um ronco ruidoso. A redução do cone interior é um sinal do excesso de oxigênio. Ela é a chama mais quente produzida por uma fonte de gás combustível e oxigênio. Fica um cordão de solda com aparência suja, e é mais usada para soldar ligas à base de cobre, ligas àbase de zinco e alguns metais ferrosos como o aço manganês e alguns ferros fundidos.

METAL DE ADIÇÃO (VARETAS)
As varetas de soldagem são especificadas também pela norma DIN 8554,e devem possuir as mesmas propriedades do metal base.

SOLDAGEM OXIACETILÊNICA
Soldagem por fusão a gás, também chamada autógena, processa-se mediante a fusão do material, através do auxílio de uma chamaconstituída de gás e oxigênio de elevada temperatura. Os gases combustíveis, por exemplo, hidrogênio, propano e acetileno, são aplicados na soldagem. O acetileno é empregado, principalmente, por se obter um bom rendimento e elevadas temperaturas

PROPAGAÇÃO DA CHAMA E O RETROCESSO
Esse retrocesso de chama prossegue para o interior do maçarico até o ponto em que as velocidades se igualarem novamente(Fig. 2).

A chama possui uma velocidade de propagação, que é contra balanceada pela velocidade de saída do gás pelo bico do maçarico (Fig.1). No instante em que a velocidade de saída dos gases for menor que a de deflagração da chama, rompe-se o equilíbrio das velocidades e ocorre o retrocesso da chama que,eventualmente, pode ser acompanhado por uma onda explosiva.

Bico do maçarico

A chama...
tracking img