Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CAMPUS PATOS
CENTRO DE SAUDE E TECNOLOGIA RURAL
UNIDADE ACADEMICA DE MEDICINA VETERINARIA
COMPONENTE CURRICULAR: GENETICA E MELHORAMENTO ANIMAL
PROFESSOR: CLAUDIO



Patos-PB
Sumário
1. Introdução 3
2. Engenharia Genética 4
2.1 Histórico 4
3. Alimentos Transgênicos 5
3.1 Pontos positivos dos alimentos transgênicos 5
4. Clonagem 64.1 Vantagens: 7
4.2 Desvantagens: 7
5. Conclusão 8
6. Referencia 9


1. Introdução

A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados paradesempenharem melhor suas funções e produzir substâncias úteis ao homem. A técnica que desencadeia diversas polemicas é a clonagem que consiste basicamente na produção de indivíduos geneticamente iguais. Esta designação é atribuída a qualquer método de reprodução que origine indivíduos geneticamente iguais, sendo o clone um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de umacélula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si.

2. Engenharia Genética

Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente paraexprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.
2.1 Histórico
Os pesquisadores norte-americanos George W. Beadle e Edward L. Tatum, na década de 1930, demonstraram a regulação pelos genes da produçãode proteínas eenzimas e a consequente intervenção nas reações dos organismos dos animais. A partir destas pesquisas, teve início o progresso de descoberta da estrutura genética humana.
Oswald Avery em 1944, pesquisando a cadeia molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA),ou (RNA), descobriu que este é o componente cromossômico que transmite informações genéticas.
Em 1953 os ingleses Francis H.C. Crick, Maurice Wilkins e o norte-americano James D. Watson conseguiram mapear boa parte da estrutura da molécula do DNA.
Em 1961 os franceses François Jacob e Jacques Monod pesquisaram o processo de síntese de proteínas nas células bacterianas. Descobriram que o principal responsável pela síntese é o DNA, que passou então a ser o elemento central das pesquisas de engenharia genética.
Em 1972,na Universidade de Stanford, na Califórnia, o norte-americano Paul Berg ligou duas cadeias de DNA. Uma era de origemanimal, a outra bacteriana. Esta foi a primeira experiência bem sucedida onde foram ligadas duas cadeias genéticas diferentes, e que é considerada por muitos autores o início da criação sintética de produtos de engenharia genética.
Em 1978, o suíço Werner Arber e osnorte-americanos Daniel Nathans e Hamilton O. Smith foram laureados com o Prêmio Nobel demedicina ou fisiologia por terem isolado as enzimas de restrição, que são substâncias capazes de cindir o DNA controladamente em pontos precisos. Juntamente com a Ligase, que consegue unir fragmentos de ADN, enzimas de restrição formaram a base inicial da tecnologia do ADN recombinante.

3. Alimentos TransgênicosAlimentos transgênicos são alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios, com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.
Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias,vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm...
tracking img