Sociologismo Jurídico
O sociologismo jurídico é uma exacerbação da sociologia jurídica e consiste na reunião de teorias que observamo direito sob o prisma do fato social. Busca aplicar o método sociológico e os resultados da sociologia ao Direito. Observa o direitonão como norma ou simplesmente leis, mas sim como fato social.
Tem por objetivo a definição do direito como fenômeno social, negandosua vinculação ao Estado, afirmando sua origem nos fatores sociais, que de forma natural e espontânea se manifestam no costume, paraem seguida adquirirem formas estruturadas por intermédio de leis e códigos. Admite todas as formas e fontes do direito, considerandotodas iguais, consagrando assim o pluralismo jurídico.
A sociologia jurídica é considerada uma ciência nova, no entanto, GeorgesGurvitch, sociólogo russo, asseverou que Aristóteles, Thomas Hobbes e Spinoza podiam ser classificados como os primeiros estudiosos eprecursores da sociologia do direito. Já o filósofo austríaco, Eugen Ehrlich entende que o Espírito das Leis de Montesquieu foi à primeiratentativa de elaboração de um tratado sobre a matéria.
A sociologia estuda os fatos sociais, sendo o Direito um fato social,resultante do impacto de diferentes fatores sociais, como a religião, a moral e os costumes, pode-se inferir que ele também é fonte de estudo [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Sociologismo juridico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sociologismo-Juridico/299365.html

MLA

"Sociologismo juridico" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sociologismo-Juridico/299365.html>.

MLA 7

"Sociologismo juridico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sociologismo-Juridico/299365.html>.

CHICAGO

"Sociologismo juridico." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sociologismo-Juridico/299365.html.