Mitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da mitologia grega o culto dióscuros que muito desenvolveu na antiga clássica em dois estados em Esparta e Atenas possuiu um templo onde séculos foram adorados como símbolos da força da guerra e da amizade. O folclore grego contém uma longa série de aparições milagrosas de dois irmãos atenienses, por exemplo, julgaram vê-los combater ao seu lado contra os persas na batalha demaratona. Riee (1976 p.579).

Além dos deuses, os gregos acreditavam (também nos heróis, personagens humanos, que a certa altura se imortalizava transformada em semideuses e sobre os quais muitas aventuras eram um dos mitos mais populares na Grécia dizia respeito a um herói, Heracles, conhecido pelo nome latino de Hércules. Funaré (2009 p.60-61)


Uma educação desenvolvida naturalmenteinclinada a pratica do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade física e espiritual. A estabilidade das normas valida corresponde a solida dos fundamentos da educação Jaeger (2009 p 3-4)


Uma educação consciente pode até mudar a natureza física do homem na sua dupla estrutura corpórea e espiritual atua a mesma força vital. Uma educação participativa na vida e nocrescimento da sociedade grega (Jaeger (2009)


Nos valores expressos nos poemas épicos de Homero, composto pó volta do século VIII a.c, continuaram a inspirar sucessivas gerações de gregos por toda a antiguidade, as muitas personalidades do panteão do olimpo, mais tarde sistematicamente delineadas na teogonia de Hesíodo formavam e impregnavam a visão cultural grega. Tarnas (2002 p-32).Os deuses eram em geral muito inconstantes em suas ações mantendo os destinos humanos em equilíbrio, a coragem a esperteza e a força a nobreza e a competição pela gloria imortal eram as virtudes características dos heróis épicos Tarnas (2002 p-33).


Os três grandes deuses eram então Zeus (no olimpo), Poseidon ( Nos mares), e Hades (no mundo inferior”Inferno”) que passariam agovernar o céu, a terra, o mar e o reino dos mortos respectivamente. As divindades descendentes Venus, deusa da beleza e da fertilidade, Apolo, deus das artes, Artemis (Diana), deusa da caça e da castidade, Hefesto, deus do fogo, Ares (marte), deus da guerra, Hermes (mercúrio), deus da fertilidade e do comercio, Dionísio (Baco), deus do vinho. Funari (2009p-59).


A religião grega era umimportante fator de unidade com relação a cidades com instituições e costumes todos diversos. No corpo dessa religião, entretanto, havia muita crença que variavam com o tempo e de local a local, contribuições de populares, poetas, artistas, para livre desenvolvimento das crenças, imagens e cultos foram significativos e caracterizaram a religiosidade grega. Funari (2009 p-56).


A fonte e ariqueza dessa religião, cujos deuses eram bastante próximas aos homens e a terra, estava na vida concreta e cotidiana dos gregos que acreditavam que Zeus estava presente nas chuvas. (2009 p-57).


Hermes acompanhava as viagens, Deméter determinava a sorte dos campos e Poseidon comandava os humores dos mares.


Os cultos e rituais religiosos domésticos eram estatais tinha umnítido caráter oficial representavam mais do que sensações pessoais, o espírito cívico e patriótico e, portanto evoluíam em suas formas.


Segundo Funari (2009 p-58), a própria palavra mito significa “relato” e não tinha o sentido de historia fantasiosa que adquiriu posteriormente. Ao contrario acreditava – se que os mitos eram relatos que provinham dos antepassados e, por isso mesmo aramaceitos como acontecimento de um passado distante.


Com o passar do tempo e o desenvolvimento da escrita, depois de muitos séculos de transmissão oral, os mitos foram registrados por escrito, redefinidos, aprimorados, seus personagens tornaram – se figuras esculpidas em mármore ou solidificados em bronze. (2009 p-58).


Segundo na expressão de Goethe, os mitos são as relações...
tracking img