Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Grande ABC – UniABC

Fundamentos das ciências sociais

Resenha crítica do livro “Tudo que é sólido se desmancha no ar” de Marshall Berman


Introdução

Na modernidade em que o autor desenvolve seu pensamento, há uma transformação do modo como o homem vê e é visto pelo mundo. Isso causa uma instabilidade em sua autoafirmação, que por sua vez, faz com que o homem tente sefixar em sua própria realidade. O homem capitalista moderno é fadado a uma busca constante por poder, que acaba desumanizando o próprio homem, que encara seus próprios paradigmas de modo quase irresponsável.

Resenha:

Berman nos apresenta através de uma interpretação de outros autores, algumas características importantes do conceito de modernidade e modernização, bem como as característicasdesta construção, focando uma visão histórica e literária dos tempos modernos e comportamentos da cultura e sociedades, atravessando várias áreas do conhecimento.
O autor enfoca a visão de Marx, onde exalta as características da sociedade burguesa revolucionária, fundamental no contexto histórico para a transformação política e social da Europa nos séc. XVII e XIX, construindo uma dialéticacomplexa da dinâmica do desenvolvimento capitalista, que desde então, separa cada vez mais as classes sociais pela organização de acordo com os interesses individuais ou coletivos em busca de direitos comprovando a eficiência e capacidade do ser humano neste contexto.
“Tudo que é sólido se desmancha no ar”, sintetiza a era moderna, temos e vivemos uma situação de incertezas e crises, numa procuraincansável por mudanças e renovações quando na realidade procuramos com nosso esforço cotidiano nada mais do que segurança e igualdade social.
Apoiado em vários outros autores, Berman nos mostra esta dialética de lutas e buscas que gera energia e ideias que se desmancham no ar, pela força e necessidade do desenvolvimento constante da modernidade, fazem com que tudo se torne antigo logo no nascimento,a construção do novo é urgente e remete a ideia do que tudo já nasce fadado à mudança, no entanto, é interessante ressaltar que, em vários pontos apoiados pelo autor, tal “mudança” não necessariamente se remete ao progresso, e não é sua causa. A mudança, em sua maioria, é condenada pelo autor quando não há a necessidade da mesma. O autor demonstra a mudança que o homem impõe ao seu meio como amudança e a velocidade de amadurecimento que o mesmo não consegue.
É interessante perceber com esta leitura que a modernidade condena a priore tudo que é novo, pois buscamos constantemente atualizações ou melhoramentos, criando esta dinâmica de renovar sempre. O sentido capitalista faz com que sejamos assim, pessoas que têm no desenvolvimento uma vontade inconsciente de acabar com o que o própriohomem moderno criou, aplicando, nesse comportamento a ideologia de progresso, e imprimindo ritmos cada vez mais acelerados à esses avanços.
Neste contexto, Berman procura nos mostrar que diferente de outros autores que defendem a economia na explicação da modernidade, para ele este processo de modernidade se deve às fases da vida do homem, tendo o desenvolvimento traduzido pela busca do novo,analisando criticamente as consequências geradas por este processo.

A frase que dá título ao livro, Tudo que é sólido desmancha no ar, para Berman, mostra uma imagem síntese da visão de Marx do que seria moderno: um mundo em que tudo é distorcido, irreal, tudo está sujeito às transformações que desmancha tudo que é sólido, mesmo o que parece ser mais sagrado, que acaba com os dogmas e as certezasda realidade do homem. A burguesia, principal apoiadora e canalizadora da modernidade, tornou tudo comerciável, fragmentou a família e retirou seu título de instituição sagrada e intocável, além de desmascarar a religião e seu pensamento solidificado sobre realidade, tornou profano o que era sagrado, tudo virou rentável e comerciável, tudo pode ser vendido ou comprado e gerar lucro. Até mesmo a...
tracking img