Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANIZAÇÃO E CONFLITO

Introdução:

Para abordarmos o tema de Organização e Conflitos, primeiro é preciso entender o significado de cada uma das palavras.

Organização significa um grupo de indivíduos associados com um objetivo comum, por exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. Organizar compreende ainda atribuir responsabilidadesàs pessoas. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas. 

Conflito significa percepções e interpretações divergentes das partes sobre um determinado assunto. É sempre visto como algo negativo, um rompimento, um fim. Pela nova ordem sistêmica, o conflito é um meio, uma oportunidade de reconstrução de realidades e motor gerador de energia. criativa. 

Os conflitosexistem desde o início da humanidade, o mesmo é fonte de idéias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo em algumas das vezes.

Quando positivo permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, ou seja, em certos momentos e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário, caso não queiraentrar num processo de estagnação. Assim os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações. 

Organização Sindical:

É uma associação de pessoas físicas ou jurídicas que têm atividades econômicas ou profissionais, visando à defesa dos interesses coletivos e individuais de seus membros ou da categoria.

A associação representa aspessoas e o sindicato representa a categoria.

Sindicato é uma associação livre de empregados ou de empregadores ou de trabalhadores autônomos para defesa dos interesses profissionais respectivos.

É ainda um agrupamento estável de várias pessoas de uma profissão, que convencionam colocar, por meio de uma organização interna, suas atividades e parte de seus recursos em comum para assegurar adefesa e a representação da respectiva profissão, com vistas a melhorar suas condições de vida e trabalho.

É livre a associação profissional ou sindical concedida ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical. Proíbe-se a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representando categoria profissional ou econômica na mesma base territorial.

Ouseja, existe um único sindicato que representa uma classe de trabalhadores, como por exemplo: o sindicato dos metalúrgicos, dos plásticos, dos comerciantes etc.
É obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho. Ninguém é obrigado a filiar-se ou manter-se filiado a um sindicato (artigo 8º da Constituição Federal).

As associações para serem reconhecidas comosindicatos devem ter como requisitos:

* reunião de 1/3 no mínimo, de empresas legalmente constituídas, sob a forma individual ou de sociedade, se tratar de associação de empregadores; ou 1/3 dos que integram a mesma categoria ou exerçam a mesma profissão liberal, se tratar de associação de empregados ou de trabalhadores ou agentes autônomos ou de profissão liberal;

b) duração de três anospara o mandato de diretoria;

c) exercício do cargo de presidente e dos demais cargos de administração por brasileiros.

O ministro do Trabalho poderá, excepcionalmente, reconhecer como sindicato a associação cujo número de associados seja inferior ao terço já referido.

Os sindicatos poderão ser distritais, municipais, intermunicipais, estaduais e interestaduais. Excepcionalmente, eatendendo às peculiaridades de determinadas categorias ou profissões, o ministro do Trabalho poderá autorizar o reconhecimento dos sindicatos nacionais.

O pedido de reconhecimento será dirigido ao ministro do Trabalho instruído com exemplar ou cópia autenticada dos estatutos da associação.

A administração do sindicato será exercida por uma diretoria constituída, no máximo, de sete e, no...
tracking img