Termopares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicações de Termopares
Foram desenvolvidas diversas combinações de pares de ligas metálicas com o intuito de se obter uma alta potência termoelétrica (mV/°C) para que seja detectável pelosinstrumentos de medição, aliando-se ainda às características de homogeneidade dos fios, resistência à corrosão, relação razoavelmente linear entre temperatura e tensão entre outros, para que se tenha umamaior vida útil do mesmo. Podemos dividir os termopares em 3 grupos:
 Termopares de Base Metálica ou Básicos
 Termopares Nobres ou a Base de Platina
 Termopares Novos
Os termopares de basemetálica ou básicos são os termopares de maior uso industrial, em que os fios são de custo relativamente baixo e sua aplicação admite um limite de erro maior.
As nomenclaturas adotadas estão de acordo com asnormas IEC 584-2 de julho de 1982.
 Tipo T
Faixa de Utilização: - 200 a 350°C
Características: Estes termopares são resistentes a corrosão em atmosferas úmidas e são adequadas para medidas detemperaturas abaixo de zero. Seu uso no ar ou em ambientes oxidantes (excesso de oxigênio), redutora (rica em hidrogênio, monóxido de carbono), inerte (neutra) e no vácuo, na faixa de – 200 a 350°C.Aplicação: Sua maior aplicação está em indústrias de refrigeração e ar condicionado e baixo temperaturas em geral.


 Tipo J
Faixa de Utilização: - 40 a 750°CCaracterísticas:
Características:Estes termopares são adequados para uso no vácuo, em atmosferas oxidantes, redutoras e inertes. A taxa de oxidação do fio de ferro é rápida acima de 540°C e o uso em tubos de proteção é recomendado paradar uma maior vida útil em altas temperaturas. O termopar do tipo J não deve ser usado em atmosferas sulfurosas (contém enxofre) acima de540°C. O uso em temperaturas abaixo de 0°C não é muitorecomendado devido à rápida ferrugem e quebra do fio de ferro, o que torna seu uso em temperaturas negativas menores que o tipo T. Devido à dificuldade de obtenção de fios de ferro com alto teor de...
tracking img