Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5 – qual o papel da imprensa no século xix?

O papel de imprensa no século XIX era como negocio lucrativo, onde os líderes políticos tinham consciência dogrande poder que os jornais poderiam ter para influenciar a população com relação aos partidos políticos.

6 – reflita: qual o papel atual da imprensa brasileira?O papel da imprensa brasileira é informar a população de todos os acontecimentos que afligem a sociedade, sendo um valioso instrumento de utilidade pública,cumprindo de certa forma um relevante papel social, conscientizando a sociedade de seus direitos e deveres e resgatando assim a cidadania de cada cidadão através dainformação.Para isso, é importante ressaltar que as fontes de informação devem ser imparciais ao máximo, sem subjetivismo que induza o receptor da informação a secomportar de acordo com a opinião do autor. Mostrar a realidade crua e verdadeira é essencial para formação de opiniões próprias.

7 – porque o liberalismo foi tãobem aceito entre os burgueses do século xix? Explique.

O liberalismo foi bem aceito pelos burgueses, pois respondiam a sua visão de mundo e serviam como armaspoderosas na luta contra o modo de vida aristocrático, que ainda dominava boa parte da Europa no início do século XIX. Os liberais acreditavam que a humanidade eraconstituída de indivíduos naturalmente livres e iguais, que buscavam seus próprios interesses por meio da competição entre si. Nessa disputa, em que não deviainterferir nenhuma força externa aos concorrentes, seria produzida uma ordem social natural que levaria todos os homens ao conforto, ao bem estar e á felicidade.
tracking img