Sistemas de arquivos

3720 palavras 15 páginas
[pic]

Sistemas de Arquivos

.:Introdução.

O armazenamento e a recuperação da informação é uma atividade essencial para qualquer tipo de operação. Um processo devo ser capaz de ler e gravar de forma permanentemente grande volume de dados em dispositivos como fitas e discos, além de poder compartilhá-los com outros processos. A maneira pela qual o sistema operacional estrutura e organiza estas informações é através da implementação de arquivos.
Os arquivos são gerenciados pelo sistema operacional de maneira a facilitar o acesso dos usuários ao seu conteúdo. A parte do sistema responsável por essa gerência é denominada sistema de arquivos. O sistema de arquivos é a parte mais visível de um sistema operacional, pois a manipulação de arquivos é uma atividade freqüentemente realizada pelos usuários, devendo sempre ocorrer de maneira uniforme, independente dos diferentes dispositivos de armazenamento.
Vamos ver os aspectos presentes nos sistemas de arquivos, como identificação, organização, métodos de acesso, proteção e operações de entrada e saída.

.:Arquivos.

Um arquivo é constituído por informações logicamente relacionadas. Estas informações podem representar instruções ou dados. Um arquivo executável, por exemplo, contém instruções compreendidas pelo processador, enquanto um arquivo de dados pode ser estruturado livremente como um arquivo texto ou de forma mais rígida como em um banco de dados relacional. Na realidade um arquivo é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos, tornando seu conceito abstrato e generalista. A partir dessa definição, o conteúdo de um arquivo pode ser manipulado seguindo conceitos preestabelecidos.

Os arquivos são armazenados em diferentes dispositivos físicos, como fitas magnéticas, discos magnéticos e discos ópticos. O tipo de dispositivo no qual o arquivo armazenado deve ser isolado pelo sistema

Relacionados