Sistemas de arquivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







Sistemas de Arquivos


























.:Introdução.


O armazenamento e a recuperação da informação é uma atividade essencial para qualquer tipo de operação. Um processo devo ser capaz de ler e gravar de forma permanentemente grande volume de dados em dispositivos como fitas e discos, além de poder compartilhá-los com outros processos. Amaneira pela qual o sistema operacional estrutura e organiza estas informações é através da implementação de arquivos.
Os arquivos são gerenciados pelo sistema operacional de maneira a facilitar o acesso dos usuários ao seu conteúdo. A parte do sistema responsável por essa gerência é denominada sistema de arquivos. O sistema de arquivos é a parte mais visível de um sistema operacional, pois amanipulação de arquivos é uma atividade freqüentemente realizada pelos usuários, devendo sempre ocorrer de maneira uniforme, independente dos diferentes dispositivos de armazenamento.
Vamos ver os aspectos presentes nos sistemas de arquivos, como identificação, organização, métodos de acesso, proteção e operações de entrada e saída.





















.:Arquivos.

Umarquivo é constituído por informações logicamente relacionadas. Estas informações podem representar instruções ou dados. Um arquivo executável, por exemplo, contém instruções compreendidas pelo processador, enquanto um arquivo de dados pode ser estruturado livremente como um arquivo texto ou de forma mais rígida como em um banco de dados relacional. Na realidade um arquivo é um conjunto de registrosdefinidos pelo sistema de arquivos, tornando seu conceito abstrato e generalista. A partir dessa definição, o conteúdo de um arquivo pode ser manipulado seguindo conceitos preestabelecidos.

Os arquivos são armazenados em diferentes dispositivos físicos, como fitas magnéticas, discos magnéticos e discos ópticos. O tipo de dispositivo no qual o arquivo armazenado deve ser isolado pelo sistemaoperacional, de forma que exista uma independência entre os arquivos a serem manipulados e o meio de armazenamento.

Um arquivo é identificado por um nome, composto por uma seqüência de caracteres. Em alguns sistemas de arquivos é feita distinção entre caracteres alfabéticos maiúsculos e minúsculos. Regras como extensão máxima do nome e quais os caracteres válidos também podem variar.

Em algunssistemas operacionais, a identificação de um arquivo é composta por duas partes separadas com um ponto. A parte após o ponto é denominada extensão do arquivo e tem como finalidade identificar o conteúdo do arquivo. Assim é possível convencionar que uma extensão TXT identifica um arquivo texto, enquanto um EXE identifica um arquivo executável.












.:Organização dos Arquivos.

Aorganização de arquivos consiste em como os seus dados estão internamente armazenados. A estrutura dos dados pode variar em função do tipo de informação contida no arquivo. Arquivos texto têm propósitos totalmente distintos de arquivos executáveis, conseqüentemente, estruturas diferentes podem adequar-se melhor a um tipo do que a outra.

No momento da criação de um arquivo, seu criador podedefinir qual a organização adotada. Esta organização pode ser uma estrutura suportada pelo sistema operacional ou definida pela própria aplicação.
A forma mais simples de organização de arquivos é através de uma seqüência não-estruturada de bytes. Neste tipo de organização, o sistema de arquivos não impõe nenhuma estrutura lógica para os dados. A aplicação deve definir toda a organização, estandolivre para estabelecer seus próprios critérios. A grande vantagem deste modelo é a flexibilidade para criar diferentes estruturas de dados, porém todo o controle de acesso ao arquivo é de inteira responsabilidade da aplicação.

Alguns sistemas operacionais possuem diferentes organizações de arquivos. Neste caso, cada arquivo criado deve seguir um modelo suportado pelo sistema de arquivos. As...
tracking img