Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas :
1 - o que representou as primeiras sociologias?
As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII, como as Revoluções Industrial e Francesa, colocaram em destaque mudanças significativas da vida em sociedade com relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradições.
A Sociologia surge no século XIX como forma de entender essas mudanças eexplicá-las. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.
2- a sociologia marxista representou os interesses do proletariado. Justifique
Com cargas horárias diárias de trabalho abusivas, remuneração baixa e indistinção entre o trabalho de crianças e adultos, ocapitalismo foi se intensificando no seio das sociedades forjadas pela burguesia. Em resposta à exploração exercida, os trabalhadores iniciaram movimentos de contestação que geraram ideologias políticas. Mas foi o filósofo Karl Marx quem estabeleceu as bases de uma nova ideologia responsável por influenciar em grande escala as aspirações dos trabalhadores. O marxismo colocou em cheque a relação daburguesia com o proletariado e difundiu a idéia de que os operários eram os únicos capazes de, após a tomada do poder, reverter o quadro exploratório.
Marx fazia a propaganda do comunismo, acreditava que no decorrer do próprio sistema capitalista o proletariado desenvolveria uma consciência de classe capaz de unir os trabalhadores, em quantidade numérica muito maior, em ações que resultassem no bemcoletivo. A luta de classes, naturalmente existente e base do capitalismo, seria revelada para os trabalhadores.
3- o que representa as necessidades de produção e reprodução .
Na busca de atender às suas carências, os seres humanos produzem seus meios de vida. É nessa atividade que recriam a si próprios e reproduzem sua espécie num processo que é continuamente transformado pela ação das sucessivasgerações. A premissa da análise marxista da sociedade é, portanto, a existência de seres humanos que, por meio da interação com a natureza e com outros indivíduos, dão origem à sua vida material.
A reprodução social não consiste apenas na repetição da cultura atualmente
existente, mas também na repetição, na manutenção, da própria estrutura social e
do sistema de estatutos e papéis sociaisexistente num dado momento. Por isso, a
reprodução social é um modo de manter as desigualdades sociais, econômicas,
políticas, etc.
A Produção Social do Habitat é diretamente compatível aos princípios de direito à moradia e à cidade. Em quanto direito, o habitat é algo que se conquista e não é simplesmente concedido. É a expressão da luta da sociedade organizada em movimentos sociais. Assim aProdução Social do Habitat é um processo de iniciativa popular, gerido de forma auto gestionada pelas comunidades populares, historicamente excluídas.
4- caracterize forças produtivas e relações sociais de produção.
Na economia marxista, forças produtivas são os elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar a natureza, bem como produzir bens materiais. Compreendem osmeios de produção e a força de trabalho.
As forças produtivas: são as habilidades, técnicas, tecnologias, instrumentos que o homem possui para dominar a natureza, ter controle sob as condições naturais. Dispondo desses elementos é necessário que o homem se organize socialmente para produzir. Estabelecendo assim, as relações sociais de produção, o meio, por qual o homem se organiza socialmente,dividindo suas funções e tarefas e utilizando as forças produtivas dominam as condições naturais, retirando delas o seu sustento, os meios que permitem a sua sobrevivência.
Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx e que recebeu muitas definições e utilizações posteriores. Resumidamente, as relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de...
tracking img